Missão. Fortalecer a representação do setor e apoiar a evolução de um mercado de capitais capaz de financiar o desenvolvimento econômico e social local e influenciar o mercado global.
ANBIMA é a sigla da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Ela é responsável por definir uma série de boas práticas para as empresas desses setores, além de oferecer certificações para os profissionais das áreas.
1.1.6.1 Atribuições. O papel da ANBIMA e as atividades desenvolvidas: representação, autorregulação, informação e educação. Condução dos processos de Regulação e Melhores Práticas das Instituições e dos Mercados. Relevância para os profissionais do mercado, instituições participantes e os investidores.
Como podemos ver, o trabalho da Anbima é regulamentar, fiscalizar e cobrar qualquer empresa que atue no setor financeiro. Ou seja, o objetivo da regulamentação é prevenir e investigar fraudes, manter os mercados eficientes e transparentes.
O código estabelece princípios e regras para as atividades relacionadas à distribuição de produtos de investimento. Entre os seus objetivos, estão elevar a transparência no relacionamento com os investidores, a padronização dos procedimentos e garantir a qualificação das instituições e de seus profissionais.
A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Se você pretende aderir a um plano de previdência privada aberto, esta é a entidade que regula este tipo de investimento.
Fica nas mãos desse profissional — ou de uma equipe de profissionais — selecionar as melhores opções, decidir quando e por quanto vender os investimentos da carteira do fundo. Mas é sempre bom lembrar que ele não pode fazer o que quiser: tem que agir conforme as determinações presentes nos documentos do fundo.
Para assegurar a representação dos integrantes do mercado de capitais brasileiro, a ANBIMA participa de entidades internacionais que reúnem Associações pares na representação dos respectivos mercados ou do segmento de fundos de investimentos locais, como a ICSA e a IIFA.
Criado em 2002, a iniciativa conta hoje com quatro certificações: CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 10), CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 20), CEA (Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA) e CGA (Certificação de Gestores ANBIMA).
A classificação ANBIMA busca agrupar fundos de investimento com as mesmas características, identificando suas estratégias e fatores de risco, para facilitar a comparação de performance entre os produtos.
Ademais, a ANBIMA possui autorização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) — órgão que regula e fiscaliza o mercado — para fornecer certificações aos interessados que desejam se tornar profissionais de investimentos.
Em 9 de dezembro de 1998, era publicado o Código de Ofertas Públicas pela então ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimento), entidade que mais tarde se uniria à ANDIMA (Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro) para dar origem à ANBIMA.
Dessa forma Marcelo Giufrida sintetiza sua passagem na Associação, onde começou como participante da Comissão de Administração de Carteiras. Ele fez parte das diretorias lideradas por Pedro Henrique Mariani, Edmar Bacha e Alfredo Setubal, até presidir a Anbid e, posteriormente, liderar a fusão que criou a ANBIMA.
Entre as penalidades aplicadas às instituições como resultado dos julgamentos, estiveram a revogação do termo de adesão, a proibição de uso do Selo ANBIMA e multas. Para conferir os detalhes de cada caso, clique aqui. Quando há reincidência nas infrações, são aplicadas multas.
Rating é uma avaliação que mostra o risco de crédito de uma empresa ou país. Esse conceito é atribuído por agências especializadas para indicar a saúde financeira a potenciais credores ou investidores.
A Bolsa de Valores é regulada por algumas entidades, sendo que dentre elas se destaca a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que é uma autarquia do governo federal.
Por um lado, temos os instrumentos de renda fixa, geralmente caracterizados por representarem uma promessa de pagamento (uma dívida) de uma parte para outra e por remunerarem o investidor com juros (fixos ou flutuantes, periódicos ou não).
A CPA-10 (ofertada pela Anbima) é, com certeza, a certificação mais realizada do mercado financeiro. Como eu já expliquei, sem ela, é muito improvável que um candidato consiga se colocar no segmento. O seu objetivo é atestar o conhecimento geral sobre o mercado financeiro.
A Anbima é uma entidade do mercado financeiro. Ela auxilia em seu bom funcionamento ao regular as instituições associadas. Esse é apenas um dos motivos que justificam por que todo investidor deve conhecer a Anbima.
Quem pode usar? Os selos podem ser usados por todos os profissionais aprovados no processo de certificação da ANBIMA, seja por prova ou por isenção, independente de vínculo com instituição financeira.