A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.
A SUSEP - Superintendência de Seguros Privados - é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro no Brasil.
A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é a autarquia responsável por fiscalizar e regularizar empresas de seguro, previdência privada aberta, resseguros e capitalização.
Art. 3º Cabe à Superintendência de Seguros Privados – SUSEP conceder a autorização para o exercício da profissão, na forma do registro, e expedir a competente carteira ou título de habilitação para o corretor ou corretora de seguros, respectivamente, atendidos os requisitos formais e legais.
Esta é a missão da SUSEP: atuar na regulação, supervisão, fiscalização e incentivo das atividades de seguros, previdência complementar aberta e capitalização, de forma ágil, eficiente, ética e transparente, protegendo os direitos dos consumidores e os interesses de sociedade em geral.
A SUSEP é uma Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966, responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.
O registro na SUSEP é um requisito obrigatório para profissionais que atuam como corretores de seguros e para empresas que operam nesses setores. Para corretores individuais, obter o registro junto à SUSEP é uma etapa fundamental para exercer a profissão.
A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pela Diretora Júlia Normande Lins e pelo Coordenador-Geral Cristiano Cesário, participou do evento Evolución Insurtech Latam 2024, realizado nos dias 03 e 04 de setembro, em Santiago, no Chile. A organização foi conduzida pela associação InsurteChile.
A Superintendência de Seguros Privados – Susep é uma Autarquia federal vinculada, mas não subordinada, ao Ministério da Economia. Foi criada pelo Decreto-lei no 73, de 1966, que instituiu o Sistema Nacional de Seguros Privados – SNSP.
Qual o papel do profissional ao seguir as normas da Susep?
O profissional precisa cumprir todas as exigências legais da entidade antes de comercializar seus produtos e serviços. Por isso, as Corretoras devem realizar o processo necessário para reunir as documentações, obter a aprovação da SUSEP e garantir que as Seguradoras estejam associadas ao órgão.
Na prática, a Susep supervisiona instituições financeiras como corretoras e bancos que oferecem planos de previdência privada. O objetivo é manter a estabilidade do mercado, garantir o cumprimeiro de regras pelas instituições financeiras e proteger consumidores para que eles sejam assegurados quando necessário.
A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.
Quanto custa a inscrição da prova Susep? O valor da inscrição para tirar o certificado completo para o exame de habilitação para corretores de seguros custa R$ 2013,00.
Referido órgão governamental (SUSEP) é fundamental para a confiança no mercado de seguros no Brasil. Sem uma entidade que regule e fiscalize o setor, os consumidores estariam mais vulneráveis a práticas abusivas e inseguras.
Ela tem duração de quatro meses e é dividida em dois módulos. Para cursar esta etapa é necessário possuir certificado das duas etapas anteriores ou ter registro ativo da Susep como corretor de Capitalização e Vida e Previdência.
A avaliação dos inscritos no último concurso SUSEP ocorreu por meio da aplicação de prova objetiva, composta de 140 questões de múltipla escolha e exigência de conhecimentos nas áreas abaixo: Língua Portuguesa – 20 questões. Inglês – 10 questões. Raciocínio Lógico-Quantitativo – 10 questões.
A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é uma autarquia da Administração Pública Federal brasileira, com sede no Rio de Janeiro, responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros no Brasil.
Para isso, é necessário procurar um contador para realizar a abertura formal da sua empresa e, após todas as formalidades, pedir também seu cadastro na Susep. Assim, você, como corretor, terá um número de cadastro na Susep e sua corretora terá outro.