Os avós desempenham um papel de extrema importância na educação dos netos, além de contribuir para o desenvolvimento emocional, social, intelectual e afetivo. A relação entre avós e netos é única e especial, trazendo benefícios valiosos para ambas as partes.
Eles são considerados os pais de açúcar, deixam as crianças fazer a maior bagunça, estão sempre de bom humor e dispostos a deixar seus dias muito mais felizes. Mas além de tudo isso, os avós têm papel importante no crescimento e na formação das crianças.
Os autores descrevem que os avós são importantes fontes de apoio nos momentos de dificuldades no contexto familiar, exercendo influência positiva na vida dos seus descendentes, contribuindo para o seu desenvolvimento.
Não obstante, a teor dos arts. 1.696 e 1.698, do Código Civil, a responsabilidade dos ascendentes é sucessiva e complementar. Assim, os avós somente serão obrigados pelos alimentos dos netos na falta dos pais ou se esses não estiverem em condições de suportar o encargo".
A presença dos avós na vida das crianças traz amor, apoio emocional, transmissão de tradições, aprendizado, diversão e assistência prática, afinal não existe melhor rede de apoio. Além disso, os avós desempenham um papel fundamental na formação da identidade e no desenvolvimento saudável das crianças.
QUAL É O PAPEL DOS AVÓS NA CRIAÇÃO DOS NETOS? | MACETES DE MÃE
Qual a importância da avó paterna?
Historicamente, em nossa sociedade, os avós desempenham um papel bastante especial. Eles cuidam, educam e transmitem amor e conhecimento aos netos, e, em muitas famílias, assumem a função de pais.
A guarda é um direito-dever: o guardião da criança tem o direito-dever de proteger, defender, vigiar, preservar. Em dadas circunstâncias, pode ser conferido judicialmente a algum parente próximo e, em isso ocorrendo, é oponível aos próprios pais do menor.
Cada avô e avó tem seu estilo: uns já velhinhos, outros mais joviais, alguns cheios de afetos, outros mais calados. De longe ou de perto, todos têm muito a somar na criação dos netos. Além de ajudar mães e pais e transmitir conhecimento entre gerações, essa relação cria memórias que ficam para sempre.
Invista em tempo de qualidade com os avós. O tempo que passamos com os avós se torna lembranças inesquecíveis e cheias de aprendizado para as nossas vidas. ...
“Os netos são a coroa dos anciãos, como os pais são a glória dos filhos” (Provérbios 17,6). Sabemos que os avós são um elo importante para a história da família, criando, através da convivência, uma sensação de pertencimento, sentimento importante para o desenvolvimento emocional das crianças.
Os avós nos ensinam valores importantes e lições valiosas através de suas histórias, sempre com muito amor e afeto. E por isso, devem ser homenageados em toda oportunidade. Cada momento e ensinamento compartilhado é um tesouro que devemos guardar para sempre em nossos corações.
Nesse sentido, destaca-se, ainda, o papel que os avós desempenham, devido à sua experiência de vida, de agentes socializadores da maternidade e da paternidade para os seus filhos.
Direitos dos avós paternos: Da mesma forma, os avós paternos também podem ter direitos de visitação ou guarda dos netos, dependendo das circunstâncias. Eles podem buscar o mesmo tipo de assistência legal que as avós maternas se acreditarem que os interesses da criança estão em risco.
Primeiro, em não havendo cônjuge e filhos, os netos herdam toda a herança dos avós, cada um com cotas iguais. Segundo, os avós sempre poderão, indicar seus netos como herdeiros, devendo sempre obedecer os limites impostos pela lei, por meio de testamento e mesmo que tenha filhos vivos.
Vale lembrar que os avós são responsáveis subsidiários, e, somente deverão pagar alimentos aos netos quando os responsáveis primários (pais do menor), comprovarem que não possuem quaisquer recursos para tanto, assim, os avós poderão serem condenados a arcar com o pagamento da pensão alimentícia ao neto.
Quais são as características da responsabilidade alimentar dos avós?
Súmula 596 do STJ: "A obrigação alimentar dos avós tem natureza complementar e subsidiária, somente se configurando no caso de impossibilidade total ou parcial de seu cumprimento pelos pais."
Os avós desempenham um papel de extrema importância na educação dos netos, além de contribuir para o desenvolvimento emocional, social, intelectual e afetivo. A relação entre avós e netos é única e especial, trazendo benefícios valiosos para ambas as partes.
Ela ama incondicionalmente e mima os netos. Faz questão de fazer o que agrada cada um e é por causa de todo esse carinho que seu amor ocupa um espaço único no coração de cada neto. Dizem que isso é porque toda avó é sábia, ensina sempre com muito carinho.