A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem.
Através dela, as pessoas têm acesso a conhecimentos, habilidades e competências que lhes permitem se desenvolver pessoal e profissionalmente, melhorar sua qualidade de vida e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.
A educação é um fato social. A educação, em si, é um fato social no sentido em que atua como processo da preparação cultural dos indivíduos para a vida em sociedade e no sentido de que está presente, de maneira hegemônica, no interior de uma sociedade e em todas as sociedades.
Socializar o saber sistematizado; Fazer com que o saber seja criticamente apropriado pelos alunos; Aliar o saber científico ao saber prévio dos alunos (saber popular);
A educação é essencial para a formação do cidadão e transformação da sociedade. Ela é a responsável pela multiplicação do conhecimento e pelo desenvolvimento de habilidades úteis para a atuação do indivíduo em sua comunidade.
A função social da escola é fornecer educação e instrução formal para os alunos, permitindo que eles desenvolvam habilidades e conhecimentos que serão úteis para suas vidas pessoais e profissionais.
Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo. Ensinar ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade. Formar cidadãos capazes de transformar a sociedade e torná-la mais justa. Instruir o aluno para que ele consiga construir uma boa carreira no mercado de trabalho.
Educação, um direito fundamental de todos, perpassa o desenvolvimento humano por meio do ensino e da aprendizagem, visando a desenvolver e a potencializar a capacidade intelectual do indivíduo. Constitui um processo único de aprendizagem associado às formações escolar, familiar e social.
Os papéis sociais permitem compreender a situação social, pois são referências para percepção do outro, ao mesmo tempo em que são referências para o comportamento próprio.
Seu objetivo principal é promover o empoderamento, a inclusão e o desenvolvimento pessoal e social das pessoas com as quais trabalham, ajudando-as a superar desafios, adquirir habilidades, fortalecer vínculos sociais e alcançar uma melhor qualidade de vida.
A educação é um fenômeno social e universal, necessário para a existência e o funcionamento de toda a sociedade, que cuida da formação dos seus indivíduos, auxiliando-os no desenvolvimento de suas capacidades físicas e habilidades mentais. Não há sociedade sem prática educativa nem prática educativa sem sociedade.
Qual o papel da educação para transformação social?
A Educação é uma das forças mais poderosas e transformadoras que moldam a sociedade. Ela desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos, na construção de valores, na promoção da igualdade e no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e progressista.
Além de proporcionar a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, a educação escolar contribui para o desenvolvimento de habilidades como a capacidade de se comunicar efetivamente, resolver problemas e ter empatia.
A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.
“A educação ajuda as pessoas a desenvolver habilidades, melhorar a sua condição social e ter acesso a redes que podem ajudá-las a terem mais conquistas sociais”, dizem os autores do estudo. De acordo com a pesquisa, as pessoas que estudam mais são mais felizes porque têm maior satisfação em diferentes esferas da vida.
Assim, a educação é vista como um meio de formar cidadãos capazes de participar plenamente na sociedade da informação, utilizando as tecnologias digitais de forma responsável e crítica, além de entender a influência dessas tecnologias em diferentes aspectos da vida social e cultural.
A importância da Educação, como um todo, vai muito além disso. Dessa forma, as instituições de ensino têm como papel a formação integral de indivíduos e de cidadãos para o mundo e, portanto, precisam oferecer uma educação que contemple as habilidades e competências necessárias para isso.
Qual o papel da educação neste novo contexto social?
A educação tem grande potencial transformador quando pensamos sob a perspectiva de desenvolvimento social. A informação e o conhecimento que uma pessoa recebe ao longo da vida podem fazer a diferença e, dessa forma, mudar estatísticas e realidades.
A escola tem o papel social de formar cidadãos conectando o conhecimento às vivências de cada aluno. Na própria sala de aula, os estudantes tem a oportunidade de socializar com indivíduos de outras etnias, classes sociais, idades, etc. Isso ajuda a fazer com que eles aprendam a reconhecer e respeitar a diversidade.
O papel social é um dos principais conceitos estudados pela sociologia. Refere-se às responsabilidades atribuídas a determinado indivíduo ou grupos sociais, ou seja, as ações que a sociedade espera de uma pessoa que ocupa certa posição.
Os papéis sociais são formas de comportamento previamente estipuladas para os indivíduos de uma posição social específica. Ouça o texto abaixo! Você provavelmente já se deparou com uma situação em que as pessoas envolvidas esperavam um tipo de comportamento de sua parte tendo como base uma característica sua.
Qual o papel da educação segundo sua função social?
A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem.
Serve para formar um cidadão. Serve para fazer as crianças e adolescentes aprenderem a ler o mundo, num sentido amplo, de leitura e escrita, de conhecimento e entendimento das coisas, de pensamento, de lógica e filosoficamente estarem no mundo e o transformarem – se assim o quiserem – em um mundo melhor.
44) o professor tem que ter a habilidade de estimular os alunos através de trabalhos dinâmicos de expressão pessoal, em meio a diversidade e perspectivas diferentes, acompanhando e valorizando os pontos dos trabalhos, de modo a enriquecer as atitudes dos aluno.