Os principais paralelos recebem denominações específicas: Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte; Círculo Polar Antártico e Trópico de Capricórnio, no Hemisfério Sul.
Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul.
Quais cidades do Brasil estão na Linha do Equador?
Somente uma capital brasileira é atravessada pela Linha do Equador, que é a cidade de Macapá, sede do governo amapaense. Somente a cidade de Boa Vista, capital de Roraima, é a sede estadual que fica inteiramente no Hemisfério Norte.
PARALELOS E MERIDIANOS - GEOBRASIL {PROF. RODRIGO RODRIGUES}
Porque o ovo fica em pé na Linha do Equador?
Ele explicou que Coriólis é uma força aparente devido à rotação da Terra, que depende da velocidade do movimento e latitude na qual o movimento se realiza. Essa força é zero no Equador. "O equilíbrio do ovo é favorecido por sua forma. Ele não tem nenhuma força agindo sobre ele no Equador", rematou.
O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.
Os principais paralelos são o Equador (0° latitude), dividindo a Terra em hemisférios Norte e Sul; o Trópico de Câncer (23,5°N) e o Trópico de Capricórnio (23,5°S), limitando as zonas tropicais; e os Círculos Polares Ártico (66,5°N) e Antártico (66,5°S), marcando as zonas polares.
Ilha Nula é o ponto na superfície da Terra onde o Meridiano Principal e o Equador se cruzam, a zero grau de latitude e zero grau de longitude (0° N, 0° L). Usando o datum WGS84, este ponto está localizado em águas internacionais no Golfo da Guiné, no Oceano Atlântico, próximo da costa da África Ocidental.
Os trópicos de Câncer e de Capricórnio são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido leste–oeste. Eles são fundamentais para a localização no espaço geográfico. Os trópicos de Câncer e Capricórnio são exemplos de linhas imaginárias que cortam a Terra.
O maior e mais importante desses paralelos é a Linha do Equador por dividir o planeta em hemisfério norte (também chamado de Boreal e Setentrional) e hemisfério sul (chamado também de Austral e Meridional).
O principal paralelo é a Linha do Equador, que divide a Terra nos hemisférios norte e sul. O principal meridiano é o Meridiano de Greenwich, que divide a Terra nos hemisférios oeste e leste.
Mais: pode-se notar que a maior parte do país está no hemisfério Sul - ficam no hemisfério Norte apenas parte do Amazonas, de Roraima, do Amapá e do Pará. Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.
Começando pelo Meridiano de Greenwich e tomando a direção leste, o paralelo 33° Norte passa pela: Argélia, Tunísia, Líbia, Israel, Síria, Jordânia, Iraque, Irão, Afeganistão Paquistão, Índia, China, Japão, Estados Unidos da América, Portugal e Marrocos.
O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador.
A Linha do Equador, que é o paralelo de 0º, separa o globo terrestre em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Já o Meridiano de Greenwich (0º) e o seu meridiano oposto, a Linha Internacional da Data (180º), dão origem aos hemisférios Ocidental (ou Oeste) e Oriental (ou Leste).
Portal Governo do Amapá - De ovo em pé a fenômeno do Equinócio: conheça o Monumento Marco Zero do Equador, no Amapá Ponto turístico tem um obelisco de 30 metros de altura por onde passa a linha imaginária do Equador.
Qual é a única capital brasileira cortada pela linha do Equador?
Macapá é a única cidade brasileira cortada pela linha do Equador, ficando parte no Hemisfério Norte e parte no Hemisfério Sul. A capital do estado do Amapá é banhada pelo rio Amazonas e tem 475 mil habitantes, segundo o IBGE.
Porque o ovo tem que ficar com a ponta para baixo?
Guardar ovo com a extremidade pontiaguda para baixo reduz risco de contaminação da gema. A razão para esse cuidado é que na extremidade arredondada do ovo existe uma câmara de ar responsável por deixar a gema no centro.