Já o MIGHT é passado de MAY e, justamente por isso, passa menos certeza. It may rain this weekend. It might rain this weekend. Além de ter sentido de probabilidade, MIGHT e MAY podem ter sentido de permissão como CAN e COULD.
May: cria a possibilidade no momento da fala, sendo algo mais certeiro ou óbvio; Might: neste caso, também há a criação de possibilidade no momento da fala, porém devido à falta de evidências ou interesse em uma resposta positiva essa probabilidade é menor.
O modal verb may é usado para indicar uma possibilidade mais certeira, ou seja, algo que é bastante possível de acontecer em um futuro próximo à fala. Veja: The team may go to the finals if they win the match! → O time pode ir às finais se ele vencer a partida!
Perceba que usamos o GOING TO para algo que temos certeza, o WILL para algo que planejamos fazer, MAY para algo que podemos ou nao fazer e o MIGHT para algo que pensamos em fazer porem sem certeza sendo somente uma possibility.
I may go to the party. (Eu posso ir/talvez vá à festa.) é bem possível que eu vá
It may rain soon. (Pode chover/talvez chova logo.) a possibilidade de que chova é bem grande; já podemos ver as nuvens escuras, ou de acordo com a previsão do tempo.
May I borrow your pen, please? (Posso pegar emprestado sua caneta, por favor?) May I use your restroom? (Posso usar o seu banheiro?) May I have a moment of your time? (Posso ter um momento do seu tempo?)
O verbo “may” pertence aos modal verbs (verbos modais) que, na língua Inglesa, tem o papel de auxiliar o verbo principal em uma frase. Esse modal é utilizado para fazer um pedido ou para indicar a probabilidade de algo acontecer ou não (presente e futuro), sendo que é utilizado de maneira formal.
Assim, usamos “May” para pedir permissão porque não temos certeza se podemos ou não fazer aquela ação, e o usamos para falar de possibilidades porque não é 100% certo que aquilo vai acontecer. Logo, para situações sobre as quais temos 100% de certeza, usamos “Can”.
Esse número deverá ser de 1 a 10, uma vez que os alunos do ciclo 2 do ensino fundamental já dominam esses numerais. Passo 4: a “mãe” deverá responder “Yes, you may” ou “No, you may not”. Caso a resposta seja negativa, ela deverá dar outra opção à criança.
O will é usado quando falamos sobre algo no futuro e costuma estar acompanhado de expressões que indicam incerteza. Confira alguns exemplos que vão ajudar você a entender melhor: I will probably go to London in March – Eu provavelmente irei a Londres em março.
O modal verb é um tipo de verbo auxiliar que ajuda a especificar mais o sentido do verbo principal. Os verbos may e might que estudaremos agora significam, respectivamente, pode e podia ou poderia.
Outra observação importante: Só podemos substituir o can pelo may quando queremos passar a ideia de pedir permissão para fazer algo, nas frases onde temos a ideia de possibilidade de algo ocorrer como no exemplo da frase de possibilidade de chuva, não podemos utilizar o can.
A diferença básica é o grau de certeza entre ambos. Enquanto may é mais provável, might indica menores probabilidades de que algo aconteça. May e might também servem para pedir permissão, mas might é menos comum.
Primeiramente, os verbos modais may e might são utilizados para expressar que algo é possível, e ambos são empregados nos tempos verbais presente e futuro. Por exemplo: It may be true.
Usados no passado, no presente e no futuro, esses verbos modais demonstram os graus de certeza que queremos expressar, variando entre certeza absoluta (must, can't), quando temos algum tipo de evidência, e incerteza total (could, may e might).
A função do verbo modal might é expressar pouca probabilidade ou possibilidade no presente ou no futuro e é acompanhado de um verbo no infinitivo. Seu significado em português é: pode ser que, poderia, talvez. É um verbo modal muito parecido a may.
- Could: é a forma passada de "can" e também pode expressar possibilidade no passado e educadamente pedir permissão. - May: expressa permissão, possibilidade e probabilidade. - Might: é a forma passada de "may" e também pode expressar possibilidade no passado e probabilidade.
Com o modal verb must não é diferente. Seu principal sentido é o de obrigação ou necessidade, portanto, pode ser entendido como “ter que”, “dever” ou “precisar”. Também é importante saber que ele pode dar ênfase ou fazer uma dedução, além de aparecer na forma negativa quando há o sentido de proibição.
SHALL significa (deve) e pode expressar um dever, mas mais comumente é usado para dar uma sugestão, um convite ou uma ação futura. Utilizado para acompanhar os sujeitos "I" ou "WE" (eu / nós), em frases afirmativas o verbo vai logo após o sujeito, enquanto em interrogativas o modal verb vem primeiro.
O may é usado para pedir permissão e para falar sobre a possibilidade de um acontecimento ou uma ação. Ele aparece quando não temos certeza de algo, tanto no presente quanto no futuro.
Para identificar a diferença, pense o seguinte: O termo 'CAN' é usado para dizer se alguma coisa que é possível ou se alguém tem a habilidade física para fazer alguma coisa. Já o termo 'MAY' é usado para fazer um pedido mais formal ou dar/negar permissão.