Um fuselo (Limosa lapponica) alcançou um recorde ao voar, sem pausas para comer ou descansar, do Alasca até a Austrália. O pássaro, que já é conhecido por suas longas viagens, entrou para o Guiness World Records com 13.560 quilômetros percorridos em 11 dias e 1 hora.
Os pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, concluíram que os andorinhões-comuns podem passar 10 meses seguidos voando! As aves rastreadas permaneceram em terra por apenas dois meses durante o período de um ano.
O grande campeão é o Grifo-de-Rüppell, encontrado em planícies e desertos do continente africano. Ele voa a 11.270 metros de altitude, graças à abertura das asas. Além disso, ele pode planar por horas e pegar correntes de ar quente para auxiliar no voo.
Contudo, os fuselos não são os únicos viajantes de longa distância no mundo das aves. As andorinhas-do-Ártico (Sterna paradisaea) podem voar regularmente distâncias ainda maiores ao longo de um ano. Essas aves podem percorrer até 80 mil km, o que torna essa a mais longa migração geral de aves.
Outros fuselos já foram notícia no passado por suas longas migrações. O recorde anterior foi em 2020, por mais de 350 km. Antes desse, tivemos outro que voou por 11.500 quilômetros em 2007. Aves migratórias em geral são capazes de alterar bastante seus corpos para aguentar a maratona aérea.
QUAL AVE CONSEGUE FICAR MAIS TEMPO NO CÉU SEM POUSAR? VEJA A CAMPEÃ DE VOO ENTRE GRANDES DISTÂNCIAS!
Qual é a ave que voa por mais tempo?
Um fuselo (Limosa lapponica) alcançou um recorde ao voar, sem pausas para comer ou descansar, do Alasca até a Austrália. O pássaro, que já é conhecido por suas longas viagens, entrou para o Guiness World Records com 13.560 quilômetros percorridos em 11 dias e 1 hora.
Crédito: Wikipédia. O condor andino (Vultur gryphus) é a maior ave voadora vivente, com envergadura de asa de 3 metros e peso de até 15 quilos. Embora bem mais leve (7 quilos), o albatroz errante (Diomedea exulans) é quem possui a maior envergadura de asa: até 3,5 metros.
Aves não voadoras são as que se derivaram para incapacidade de voar. Há mais de 40 espécies existentes, incluindo os ratitas bem populares conhecidos (avestruz, emu, casuar, ema e quiuí) e pinguins.
Mas existe um pássaro que consegue voar por todo esse tempo (lembrando: 10 meses) sem parar nem um segundo para descansar: o andorinhão preto (Apus apus). Quem descobriu foi um grupo de cientistas da Universidade Lund, na Suécia.
Algumas aves voam por 11 dias sem parar, outras viajam quase 13 mil quilômetros. Todos os anos, milhares de espécies de aves deixam seus habitats em busca de alimento.
O nome da ave em latim é 'Apus apus', o que significa 'sem pés'. Essa definição indica uma das principais características do andorinhão-preto: a sua impressionante capacidade de permanecer voando. Ou seja, ela come, bebe e dorme enquanto voa.
Bacurau. Sabe qual pássaro canta à noite? O Bacurau! Essa espécie é bastante conhecida como Curiango ou Amanhã Eu Vou, como citado na música de mesmo nome, composta por Beduíno em parceria com o grande Luiz Gonzaga.
Qual é o pássaro que dorme de dia e só sai à noite?
O nome socó-dorminhoco deve-se ao fato de esta ave passar boa parte do dia dormindo, porém na verdade trata-se de uma espécie predominantemente noturna.
O bico estará alongado e pontiagudo, se curvando. As asas apontarão contra o peito, envelhecidas e pesadas, devido à grossura das penas. Voar, aos 40 anos, já é bem difícil. Nessa situação, a águia só tem duas alternativas: deixar-se morrer...ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.
Nativo de Cuba e considerado a menor ave do mundo, o beija-flor-abelha (Mellisuga helenae) mede entre 5 e 6 centímetros, e seu peso varia entre 1,6 e 2,5 gramas.
A harpia é considerada a ave de rapina mais forte do mundo, caracterizando-se pelas suas pernas grossas, dedos fortes, garras grandes e bico cinza escuro com formato de gancho.
Mas, na verdade, o animal que alcança a maior velocidade é falcão-peregrino, uma ave de rapina capaz de atingir 320 km/h em um vôo. Na água, o rei da velocidade é o peixe-agulhão, com 110 kh/h.
A sabedoria é um dos ingredientes para atingir a longevidade – e a albatroz-de-laysan Wisdom, que com seus 70 anos ostenta o título de ave mais longeva de que se tem registro no mundo, é uma inspiração de sobrevivência em um planeta com cada vez mais ameaças à biodiversidade.
Se existisse uma lista das espécies brasileiras mais velozes certamente algumas aves se destacariam no “Top 5”, a começar pelo falcão-peregrino (Falco peregrinus). “Esse falcão é a ave (e o animal) mais rápido do mundo.