Quanto mais se sobe, a partir da superfície terrestre, mais rarefeita se mostra. Por isso, sua massa, que é de aproximadamente 5 x 1015 toneladas, está concentrada principalmente próxima à superfície do planeta. Nos primeiros 11 km da atmosfera, encontram-se ¾ da massa total.
A pressão de 1 atm corresponde à pressão exercida por uma coluna de 760 mm contendo mercúrio, massa específica 13 595,1 kg/m³, sujeita a uma aceleração da gravidade de 9,80665 m/s².
Sabemos também que a pressão atmosférica medida ao nível do mar mede cerca de 100.000 Pa. Portanto, podemos dizer que uma pessoa, estando ao nível do mar, sofre a ação de uma força de cerca de 100.000 N em virtude da pressão atmosférica equivalente ao peso de um corpo de dez toneladas.
O valor da pressão atmosférica ao nível do mar é definido como 1 atm (1 atmosfera). Esse valor é equivalente a 101.325 Pa (pascal), unidade utilizada para pressões no Sistema Internacional de Unidades.
Enquanto isso, no espaço intergalático, estima-se que seja possível encontrar uma média de três átomos de hidrogênio por metro cúbico, o que corresponde a pressões de até 10-15 Pa.
Por critérios como a diferença de temperatura e a altitude, a atmosfera é dividida em cinco diferentes camadas, sendo a troposfera a mais próxima da superfície e a exosfera a mais distante.
As unidades de pressão estão relacionadas a seguir: 1 atm = 760 mmHg = 760 torr = 101,325 kPa ~ 105 Pa = 1,0 bar. T é a temperatura absoluta do gás e está relacionada com o grau de agitação das partículas. Na equação de estado dos gases, a escala de temperatura usada é a Kelvin, também chamada de escala absoluta.
A unidade de pressão absoluta em atmosferas inclui o peso da água, que a cerca de 10 metros de profundidade é de 1 atmosfera (1,03 quilos por centímetro quadrado), mais a pressão atmosférica da superfície, que é de 1 atmosfera.
O ar é invisível, mas tem peso, apesar de ser muito reduzido (cerca de 1,29g por cada litro de ar). Mas é importante perceber a importância deste peso, pois é através dele que entendemos o que é a pressão atmosférica. A pressão atmosférica é a força que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta.
Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.
Quanto pesa o ar? O ar é mais pesado do que parece. Em condições normais, a uma altura equivalente ao nível do mar, o gás que respiramos pesa 1,3 quilo por metro cúbico. O peso conjunto de todas as moléculas da camada da atmosfera que rodeia a terra é calculado em 5 trilhões de toneladas.
As camadas da atmosfera constituem divisões da atmosfera terrestre baseadas na variação de temperatura. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
A atmosfera tem uma massa de aproximadamente 5,1 x 1018 kg, sendo que três quartos dessa massa estão situados nos primeiros 11 km desde a superfície. A atmosfera terrestre se torna cada vez mais tênue conforme se aumenta a altitude, e não há um limite definido entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior.
As camadas da atmosfera, da superfície terrestre ao espaço, são: Troposfera (clima e tempo), Estratosfera (ozônio, protege contra raios UV), Mesosfera (meteoros queimam aqui), Termosfera (auroras) e Exosfera (limite com o espaço).
COMO SE RESPIRA? Para respirar é necessário que exista oxigénio dentro dos veículos espaçais. Por exemplo, a bordo da Estação Espacial Internacional, o oxigénio necessário é obtido a partir da água, que é formada por oxigénio e hidrogénio.
O vácuo perfeito, porém, não é possível na natureza, ainda que ocorram situações muito próximas dele (por exemplo, no espaço sideral) e também não pode ser criado por um ser humano, pois para criação do vácuo poderíamos pensar em retirar o ar de um recipiente o que seria executável, porém nunca será possível a retirada ...
No caso dos grandes, é importante ter bastante pressão. Pra se ter uma ideia, pra automóveis SUVs geralmente é recomendado um mini compressor com potência acima de 300 PSI, que é a sigla de Libra-força por polegada, e 30L, ou litros.
A sigla PSI significa “Libras por Polegada Quadrada”. Geralmente, é a unidade de medida dentro de uma câmara contendo gás. No caso de pneus de automóveis, é a quantidade de ar comprimido presente dentro do pneu.