Nosso cérebro não é o maior, em média, ele pesa de 1,2 kg a 1,5 kg. Perdendo para o dos elefantes, que pesa de 4 a 5 kg e o de baleia que pode chegar a 9kg. Por isso, somos especiais porque a nossa capacidade cognitiva é grande. Outra característica que torna ele tão especial, é a quantidade de energia que ele consome.
Com 1.500 gramas, o encéfalo humano é o maior de todos os primatas – o gorila, o maior primata, pesa 200 quilos e tem um encéfalo de 500 gramas. Mas essa ideia parte do princípio de que o tamanho do corpo seria um bom indicador das dimensões do cérebro. Parece que não é.
Qual o peso do nosso cérebro e por que não sentimos o peso no corpo humano?
Para você saber: o cérebro humano é o quarto em peso e, entre todos os animais, ocupa a maior percentagem do peso corporal (PC), 2% da massa. O peso do cérebro humano, de 1,4 kg, perde para o da baleia (7,8 kg, 0.06% do peso corporal), do elefante (6 kg, 0.08% PC) e do golfinho (1,5 kg, 0.3% PC).
A cabeça pesa em média 6 kg e, quanto maior a inclinação para frente, maior o peso sobre as vértebras da coluna. Sendo assim, conforme se inclina para frente o pescoço, o peso da cabeça vai aumentando, aumentando...
O “homo sapiens" tem um cérebro desproporcionalmente grande em relação aos de outros animais. Os "sapiens" modernos são dotados de um cérebro com dimensões de 1200 a 1400 centímetros cúbicos, enquanto outros mamíferos que pesam cerca de 60 kg têm cérebros com tamanhos médios de 200 cm3.
"O córtex pré-frontal, a região mais evoluída do nosso cérebro, a região responsável pela nossa regulação emocional, começa a amadurecer a partir dos 3 a 4 anos de idade. E o cérebro só fica completamente maduro por volta dos 25 anos de idade.
O osso mais forte do esqueleto humano fica no crânio. É a mandíbula, chamada também de maxilar inferior. Único osso móvel do crânio, ela consegue suportar grandes níveis de estresse e se movimentar sem parar por toda a vida.
A cabeça é resiliente o suficiente para suportar um peso de 5 quilogramas, 24 horas por dia, no entanto móvel o suficiente para girar em todas as direções.
Exatamente, além de extraordinário, o cérebro comanda todo o organismo humano, e não dói. Curiosidades do corpo humano são aprendidas nos cursos da área da saúde.
O problema é que, embora nosso cérebro seja um supercomputador que traduz a dor, ele não possui nociceptores em sua estrutura, por isso não consegue sentir dor.
Hábitos prejudiciais, como alimentação e sono inadequados, uso excessivo de tecnologia, falta de interação social, tabagismo, exposição à poluição do ar e sedentarismo podem comprometer a saúde cerebral a longo prazo, levando a diversos problemas.
Entre nossos primos mais próximos, os orangotangos e os gorilas têm cerca de oito a nove bilhões de neurônios, enquanto os chimpanzés têm cerca de seis a sete bilhões de neurônios. Um dos animais não-primatas mais inteligentes que a equipe de pesquisa estudou são os elefantes, que possuem 5,6 bilhões de neurônios.
O cérebro está coberto por membranas, chamadas meninges, que protegem o crânio quando é golpeado. Para uma maior proteção, o cérebro "flutua" no líquido cefalorraquidiano.
Ele tem início no córtex cerebral. Fisicamente, o pensamento não é algo tangível, assim como as emoções. Mas o pensamento possui uma base física, que é a rede neural. Ela nada mais é do que um grupo de células cerebrais, os neurônios, que se comunicam, passam informação entre si por sinapses elétricas ou químicas.
O ptério é considerada a região mais frágil do crânio. É anterior à divisão anterior da artéria meningeal média, de modo que traumas na região podem acarretar em hematoma epidural.
O neurocrânio, arredondado, envolve e protege o cérebro e abriga as estruturas do ouvido médio e interno. No adulto, o crânio consiste em 22 ossos individuais, 21 dos quais são imóveis e unidos em uma única unidade. O 22º osso é a mandíbula, que é o único osso móvel do crânio.
A caixa craniana é constituída por uma base (osso ocipital, osso temporal, o esfenoide, etmoide e frontal) e por um tempo (o osso temporal, o osso parietal da parte do esfenoide e frontal do ocipício).
Quando vivo, o tecido cerebral é rosado por fora e branco por dentro, com pequenas variações de cor. Nos vertebrados, o cérebro é circundado por um sistema de membranas de tecido conjuntivo chamadas meninges, que o separam do crânio.
A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: O cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo.
A consciência reside em áreas posteriores do cérebro que compartilhamos com os mamíferos em geral. Outra descoberta recente é que as áreas envolvidas na consciência —a zona quente posterior— não são as que recebem os sinais diretos dos olhos e dos demais sentidos.