VÊNUS. Rotação: -243,01 dias Vênus apresenta o maior tempo de rotação do Sistema Solar: leva cerca de 243 dias para completar uma volta em torno do próprio eixo. Enquanto a maioria dos planetas gira em sentido anti-horário (tendo como referência o Polo Norte terrestre), Vênus realiza rotação no sentido horário.
Já se sabia que Vênus tem o dia mais longo – o tempo que o planeta leva para realizar uma única rotação em seu eixo – de qualquer planeta de nosso sistema solar, mas havia discrepâncias entre estimativas anteriores. O estudo revelou que uma única rotação venusiana demora 243,0226 dias terrestres.
O movimento de rotação resulta na sucessão de dias e noites devido à diferença de iluminação nas diferentes áreas do planeta. Sendo assim, parte do planeta fica iluminada pelos raios solares, correspondendo ao dia, enquanto a parte oposta não recebe luz solar correspondendo à noite.
NETUNO. Translação: 164,79 anos Circunferência da órbita: 28.263.736.967 km Netuno leva 60.190 dias terrestres para completar uma volta ao redor do Sol. Ele realiza esse movimento a 19,5 quilômetros por hora, aproximadamente, sendo o planeta com órbita mais lenta do Sistema Solar.
A Massa da Galáxia. O Sol, as outras estrelas, as nebulosas gasosas, e tudo o que faz parte da galáxia, gira em torno do centro galáctico movido pela atração gravitacional da grande quantidade de estrelas (massa) ali concentradas, da mesma forma que os planetas giram em torno do Sol.
O movimento de rotação, ou seja, deslocamento em torno de seu próprio eixo, é realizado em 24 horas e 37 minutos, portanto um dia em Marte tem duração de 24 horas e 37 minutos.
A razão mais provável para esta variação se inclina para a interação entre a superfície e a atmosfera de Vênus. Embora se assemelhe ao nosso planeta por sua massa e tamanho, a "estrela Dalva" tem uma atmosfera muito mais densa, cujo atrito pode modificar sua rotação em função dos ventos e das temperaturas.
Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado.
Embora Mercúrio seja o planeta mais próximo do Sol, é o planeta Vênus que possui o título de planeta mais quente do Sistema Solar. Esse planeta tem uma atmosfera única composta principalmente de dióxido de carbono, o que explica em partes o porquê dele estar no topo da classificação dos planetas mais quentes.
Representação de Marte, quarto planeta a partir do Sol. Em função de sua coloração, é chamado também de Planeta Vermelho. Ouça o texto abaixo! Marte é um dos nove planetas do Sistema Solar.
As duas trombadas teriam ocorrido em momentos distintos do processo de nascimento de Urano. “Elas explicariam por que Urano gira deitado”, diz Rodney Gomes, do Observatório Nacional (ON), no Rio de Janeiro, um dos autores do estudo.
O primeiro é a velocidade do som: aproximadamente 240 m/s em Marte e cerca de 340 m/s na Terra. Além disso, o som no Planeta Vermelho seria bem mais baixo do que aqui, e sofreria uma atenuação, ou enfraquecimento em determinadas frequências.
TON 618 é um quasar muito distante e extremamente luminoso localizado próximo ao Polo Norte Galáctico na constelação de Canes Venatici. TON 618 é atualmente o buraco negro mais massivo já encontrado, com uma massa de 66 bilhões de massas solares.
As pessoas que viveram há muitos, muitos anos, pensavam que o Sol se movia em torno da Terra. Mas, há cerca de 450 anos, Nicolau Copérnico mostrou que a Terra se move em torno do Sol, e os dias se sucedem às noites e as noites aos dias, porque a Terra gira sobre si própria.
Acabar, o mundo vai mesmo, seja por uma catástrofe cósmica daqui a 7 bilhões de anos, seja por má conservação dos atuais locatários dessa bola azul – nós. Veja as possibilidades mais prováveis – e as mais exdrúxulas. Desde que o mundo é mundo, vira e mexe ele acaba. Pior: o planeta tem data para morrer.
Um dia em Saturno equivale a aproximadamente 10 horas na Terra. O planeta Urano, que é este planeta que nós estamos vendo aqui, é o sétimo planeta do Sistema Solar. Um dia em Urano equivale a 12 horas e 14 minutos terrestres, ou seja, um dia em Urano equivale a 12 horas e 14 minutos aqui na Terra.
O Sistema Solar é composto por oito planetas, cada um com suas próprias particularidades em termos de composição e características. Entre eles, o menor é Mercúrio, que é apenas um pouco maior que a lua da Terra, relata a Nasa.
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, cerca de 57.910.000 km, e é o que possui a menor massa, ou seja, é o menor entre os planetas do Sistema Solar.