O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia. Sua cor é branco-azulada e seu brilho aparente só é superado pelo Sol e pela Lua.
Vênus começa a se tornar visível na direção oeste, muito próximo ao horizonte, logo no início da noite. Seu grande brilho e sua cor branco-azulada são inconfundíveis. Marte também continua sendo visível no início da noite, na direção noroeste. Saturno poderá ser localizado na direção norte, por volta das 19-21h.
Porção nordeste do céu, às 05:30 (horário de Brasília), de 14 de Agosto de 2024. Neste setor, Júpiter será o astro mais brilhante e Marte, o astro avermelhado mais próximo.
Mercúrio passa mais tempo perto da Terra do que Vênus”. Apesar disso, Vênus segue sendo considerado como o mais próximo da Terra pela Nasa. A seguir, saiba mais sobre o planeta.
para observar o planeta Júpiter hoje. Ele está localizado exatamente no lado oposto da terra. a partir do sol, ou seja Júpiter está completamente iluminado pelo sol, por isso brilha intensamente no céu noturno. Astronomia, dizemos que o planeta Júpiter está hoje em oposição.
Por fim, o de mais fácil distinção, Marte: ele tem uma cor vermelha alaranjada bem característica. Poder observar todos os cinco juntos no céu é uma ocasião rara. Se você está acompanhando nosso calendário astronômico, sabe que este evento raro aconteceu no último domingo.
Vênus aparecerá no céu nas madrugadas de janeiro, antecedendo o pôr do Sol, na região leste do céu. Poderá ser observado a partir das 04h30. Mercúrio e Marte. Visíveis das 5h30 até o nascer do Sol, na região leste do céu.
Em oposição ao sol, Saturno poderá ser visto a olho nu na Terra neste sábado (7) Saturno vai ficar em oposição ao sol na noite deste sábado (7) e na madrugada de domingo (8) e poderá ser visto a olho nu na Terra, marcando o melhor período para observar o planeta em 2024.
Em 2024, fenômenos astronômicos incríveis como o "cometa do século", chuvas de meteoros e eclipses serão visíveis. O cometa C/2023 A3 promete brilhar intensamente em outubro. Superluas, eclipse lunar parcial e solar anular também estão no calendário. Observação em locais escuros é recomendada para melhor visualização.
Para quem está no Brasil, o melhor momento para testemunhar essa conjunção será durante o crepúsculo vespertino na direção oeste-sudoeste. Basta olhar para o horizonte e apreciar o impressionante encontro cósmico entre esses dois gigantes gasosos.
O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.
Através dos telescópios, é possível observar em detalhes os planetas do Sistema Solar, em especial Marte, Júpiter e Saturno. Vênus e Mercúrio, pelo fato de estarem muito próximos ao Sol, só são visíveis próximos ao horizonte e em poucas épocas do ano.
E para saber se o que estamos vendo é uma estrela ou um destes planetas, é preciso observar se o brilho é fixo ou cintilante. Como as estrelas têm luz própria, elas piscam, e por isso, seu brilho é cintilante. Já os planetas apenas refletem a luz do Sol, sendo assim, seu brilho é fixo.
Nas primeiras horas desse dia, seis planetas – Mercúrio, Marte, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno – se alinharão no céu. Mercúrio, Marte, Júpiter e Saturno serão visíveis a olho nu, embora Mercúrio esteja mais próximo do horizonte e seja mais difícil de observar.
O radiante da chuva de meteoros – onde os meteoros individuais parecem se originar – estará próximo ao horizonte sudeste dentro da constelação homônima da chuva, Aquário. Devido a essa localização, o espetáculo do céu favorece ligeiramente os observadores que estiverem no Hemisfério Sul do planeta.
Neste sábado, Saturno, Marte, Júpiter e a Lua se alinharão no céu, formando uma conjunção visível a olho nu no Brasil. O fenômeno ocorrerá pouco antes do amanhecer e poderá ser observado em todo o país, destacando a importância de buscar locais sem obstáculos para uma melhor visualização.
Júpiter está a cerca de 965,6 milhões de quilômetros de distância de nosso planeta em seu ponto mais distante, disse a agência espacial. Júpiter está em oposição a cada 13 meses, o tempo que a Terra leva para orbitar o Sol em relação a Júpiter, de acordo com a EarthSky.
E após o entardecer de 18 de setembro de 2024, Vênus estará em conjunção com a estrela Spica, alfa (mais brilhante) da constelação de Virgem. Spica: é uma estrela azul-esbranquiçada distante 260 anos-luz da Terra. É uma das 20 estrelas mais brilhantes do céu.
Marte, o planeta vermelho, surge bem alto no céu no começo da noite, na constelação de Libra, podendo ser observado até às 2h da madrugada. Ele está bem brilhante, embora não tanto quanto Júpiter. Bem perto de Marte, encontramos o planeta Saturno, na constelação do Serpentário.
Qual a primeira estrela que aparece no céu à noite?
Uma das primeiras "estrelas" a aparecer no céu quando a noite cai não é realmente uma estrela: Vênus, o planeta que está à nossa frente em relação ao Sol, é um dos mais brilhantes na abóbada celeste. Outro planeta que pode ser facilmente identificado a olho nu é Marte, com seu característico brilho avermelhado.