A missão Cassini que chegou a Saturno no verão de 2004, inicialmente descobriu três pequenas luas internas, incluindo Metone e Palene, entre Mimas e Encélado, bem como o segundo satélite troiano de Dione, Polideuces.
Saturno: conheça as 7 luas mais intrigantes do gigante gasoso do Sistema Solar. A Lua é o satélite natural da Terra e, apesar de parecer, não é um objeto cósmico único do nosso planeta.
Alguns planetas são tão grandes que, diferente da Terra, podem ter dezenas de satélites. Nesse reino cósmico, dois gigantes, Júpiter e Saturno, emergem como campeões incontestáveis no quesito número de luas. E, enquanto estes esbanjam satélites, outros planetas, como Vênus, não têm nenhuma.
Júpiter é o planeta com o maior número de luas conhecidas no Sistema Solar. Em 2018, astrônomos descobriram novas luas ao redor do gigante gasoso e, em fevereiro de 2023, mais 12 novas luas foram encontradas em sua órbita. Sendo assim, o planeta ostenta um total de 92 satélites naturais conhecidos.
Saturno possui 9 vezes o tamanho do planeta Terra e é formado principalmente por gases. Dispõe de 7 conjuntos de anéis circundantes e 82 luas, como Titã, a maior e mais conhecida.
Qual é o total de luas de cada planeta do sistema solar
Qual planeta tem 32 luas?
Mapa do sistema das luas e do anel de Saturno. Outras 30 luas de Saturno possuem nome, mas o número exato de satélites ainda é incerto, pois existe uma grande quantidade de objetos que orbitam este planeta.
Os anéis que observamos em Saturno são formados por bilhões de fragmentos de gelo e rochas espaciais que variam de tamanho. Alguns são semelhantes a grãos de areia. Outros, ao tamanho de uma casa. Existe um conjunto de 7 anéis principais, com espaço entre eles, em volta do planeta.
Os anéis de Júpiter são um sistema de anéis que circunda o planeta Júpiter. Foi o terceiro sistema de anéis planetários a ser descoberto no Sistema Solar, após os anéis de Saturno e de Urano, e foi observado pela primeira vez durante a visita da sonda espacial Voyager I em 1979.
Os satélites de Júpiter foram descobertos usando telescópios no Havaí e no Chile, em observações em 2021 e 2022. As órbitas foram confirmadas com observações de acompanhamento. Essas 12 luas têm tamanhos relativamente pequenos, que variam de 1 a 3 quilômetros, segundo Sheppard.
O Sistema Solar é composto por oito planetas, cada um com suas próprias particularidades em termos de composição e características. Entre eles, o menor é Mercúrio, que é apenas um pouco maior que a lua da Terra, relata a Nasa.
Júpiter já é considerado o rei dos planetas – é o maior do nosso sistema solar. Agora, o gigante gasoso também tem o maior número de luas conhecidas. Astrônomos observaram 12 luas adicionais orbitando Júpiter, elevando o número total de luas confirmadas para 92.
Assim como Saturno e Júpiter, o planeta também é composto, em grande parte, por hélio e hidrogênio. Com 13 anéis e 27 luas conhecidas, Urano é o único planeta que gira de lado em seu movimento rotacional.
As medições foram essenciais para confirmar a natureza planetária de Kepler-452b, o tamanho e brilho da estrela e também o tamanho do planeta e da órbita dele. O sistema Kepler-452 está localizado na constelação de Cygnus, a 1.400 anos-luz de distância de nós.
Nos dias de hoje com as sondas espaciais que exploraram todo o Sistema Solar, passou-se a conhecer um grande número de satélites a orbitar os planetas exteriores e conheceu-se de perto as grandes luas do sistema solar. De fato, Mercúrio e Vênus não têm satélites naturais.
De acordo com a NASA, quando o solo da Lua recebe luz solar é estudado os cientistas observam que há 100 vezes menos água do que o deserto do Saara, e que as suas moléculas estão espalhadas entre os outros elementos da superfície do solo. Então existe água na Lua sim.
Assim, temos um "sistema morto" dentro do sistema solar, o mesmo ocorrendo com Saturno. Destes 64 satélites, quatro se destacam pela dimensão, correspondendo a cerca de 99,9% da massa de todos somados.