Plural: álcoois |cuòis| ou alcoóis |cuóis|. Origem etimológica:árabe al-kuhl, colírio feito de pó de antimónio , usado para pintar os olhos. Plural: álcoois |cuòis|.
Solução anti-séptica à base de álcool, usada sobretudo para higienização das mãos. Plural: álcoois-géis ou álcoois-geles. Origem etimológica:álcool + gel. Plural: álcoois-géis ou álcoois-geles.
Há diferença entre álcool e etanol? Na verdade, são a mesma substância. O termo “etanol” tem sido utilizado nas bombas dos postos de combustíveis desde 2010 em razão de uma resolução da ANP — Agência Nacional do Petróleo —, mas ainda é popularmente chamado de álcool.
O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'. Pasquale usa como auxílios luxuosos as canções 'Casa', 'Cicatrizes' e 'Luzes de Ribalta', interpretadas por Emicida, Nelson Gonçalves e Moacyr Franco.
Qual é o plural de mel – méis ou meles? As duas formas são corretas: méis e meles. Segundo a regra, os nomes terminados em -el formam o plural em -éis. No entanto, no caso dos monossílabos, verifica-se a tendência para aceitar também o plural formado com -es.
Já o plural de caráter é caracteres, duplamente excepcional: pelo acréscimo do c antes do t e pelo deslocamento da vogal tônica, que deixa de ser o “a” (da sílaba rá) e passa a ser o “e” (da sílaba te).
Se já são consideradas palavras da Língua Portuguesa, o plural dessas palavras deve seguir as mesmas regras do plural de todas as palavras terminadas em x: adiciona-se es. Portanto, o plural será faxes e xeroxes, por mais feio que essas palavras soem.
E o plural? Quando a palavra é composta por uma forma verbal acompanhada de um nome ou adjetivo, como é o caso da palavra guarda-chuva, só o segundo elemento recebe variação. Essa variação na formação do plural acontece pelo acréscimo da letra “s”, assim sendo o plural correto de guarda-chuva é GUARDA-CHUVAS.
Respondendo a @gabriel Respodendo a pergunta de vocês: Qual o plural de ônibus? 🚌🚌 A resposta é simples: o plural de ônibus é ônibus mesmo, ou seja, não muda nada!
O álcool 46°INPM bactericida é indicado para limpeza e desinfecção de superfícies. Possui em sua formulação o quaternário de amônio, que atua como bactericida, aliado ao álcool para rápida evaporação. Possui teor alcoólico recomendado para uso doméstico, podendo ser utilizado como limpador de uso geral.
Como indicamos acima, a gasolina comum tem 27% de álcool. Portanto, se adicionarmos uma margem de erro ao nosso teste proveta, a mistura de gasolina e álcool deve ocupar, no máximo, uns 65 mil do recipiente. Caso a mistura ocupe mais espaço, pode apostar: tem água na gasolina!
- A concentração de pelo menos 70% é exigida porque a presença de aproximadamente 30% de água, nessa solução, propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do micro-organismo, com maior eficiência do que em porcentagens menores ou maiores de etanol.