Em 1947, Alvaro do Nascimento Rodrigues, jornalista adepto da Cruz de Malta, que escrevia para o Jornal dos Sports, foi o idealizador do Corvo, a mascote vascaína que passou a fazer dupla com a mascote do Almirante, que já representava o Club de Regatas Vasco da Gama.
O mascote mais popular do Vasco foi criado pelo cartunista Henfil, na década de 60, para o Jornal dos Sports: um português de bigode e camisa do Vasco. Henfil apelidou seu personagem de "Bacalhau", em alusão às ligações entre Vasco e Portugal.
O Belgrano, clube da cidade de Córdoba, é carinhosamente chamado de “Pirata” desde os anos 60. O apelido surgiu devido às viagens que seus torcedores faziam para apoiar o time em jogos fora de casa, lembrando a imagem de piratas cruzando os mares.
O Clube de regatas Vasco da Gama, que recebeu esse nome em homenagem ao histórico navegador português, foi criado, a princípio, em função da prática do remo, mas foi com o futebol que se estabeleceu definitivamente, no século XX.
Aves MASCOTES dos times Brasileiros | Aves símbolos: Corinthians, Palmeiras, Flamengo e Santos
Qual é o nome do mascote do Vasco?
O jornal descrevia o mascote como um "verdadeiro lobo do mar, em sua caravela, sempre pronto a navegar e enfrentar todas as tormentas". Anos mais tarde, o Vasco adotou o Almirante como mascote oficial. Em 2012, o personagem foi remodelado e relançado no dia das crianças com traços mais infantis.
O lema “RESPEITO-IGUALDADE-INCLUSÃO” espelha um compromisso que não é apenas do Clube, mas de todos os vascaínos e vascaínas. O Vasco da Gama foi fundado no dia 21 de agosto de 1898.
Entretanto, o surgimento do corvo foi uma ideia de Alvaro do Nascimento, que contou com a ajuda do chargista para popularizar a mascote. Viu-se surgir um símbolo e uma mística que movimentou o futebol carioca, especialmente, nos anos de 1947 e 1948.
Ela é conhecida como a "Cruz de Malta" ou a "Cruz de São Jorge". A cruz de malta remete bastante à Ordem dos Cavaleiros Hospitalários de São João de Jerusalém, também conhecida como Ordem de Malta.
A Força Jovem foi criada em 1969, porém fundada oficialmente no dia 19 de fevereiro de 1970, em um casarão da Rua Cônego Tobias nº 80, no bairro do Méier, de propriedade do médico vascaíno Dr. Guilherme Lopes de Almeida.
Com a tradição popular, a cruz de Malta acabou sendo associada ao Vasco desde a sua fundação, e o clube passou a ser chamado muitas vezes de cruzmaltino. O hino popular do Vasco, composto por Lamartine Babo, logo em seu início afirma "a Cruz de Malta é o meu pendão".
Aos 36 anos, o chileno precisou aprender a lidar com o temperamento para se tornar lenda de uma nação. Um pitbull adestrado. O ge conta a história de um dos maiores ídolos do futebol chileno e que se tornou um grande personagem da reação do Vasco no Campeonato Brasileiro. Medel caiu nas graças da galera.
O Vasco da Gama foi fundado como um clube de remo em 1898, por um grupo de 63 rapazes remadores, imigrantes portugueses. A reunião aconteceu no bairro da saúde. O nome escolhido foi Club de Regatas Vasco da Gama, em homenagem aos 400 anos a viagem do almirante à Índia.
O personagem era desenhado por Molas ao lado de uma típica caravela portuguesa. O jornal descrevia o mascote como um “verdadeiro lobo do mar, em sua caravela, sempre pronto a navegar e enfrentar todas as tormentas”. Anos mais tarde, o Vasco adotou o Almirante como mascote oficial.
Com relação à cruz houve uma curiosidade: na verdade, o símbolo que o navegador Vasco da Gama aplicava nas suas embarcações e nos seus estandartes era a Cruz da Ordem de Cristo. Acabou sendo incorporada pelos vascaínos uma cruz que mereceu a denominação de Cruz-de-malta.
Os protetores dos outros três grandes clubes cariocas são: São Judas, do Flamengo, Nossa Senhora da Conceição, do Botafogo, e Nossa Senhora da Vitória, padroeira do Vasco da Gama.
O Coelho, do América-MG, o Fura-Cão, do Athletico, o Galo, do Atlético-MG, o Super-Homem, do Bahia, o Cachorro, do Botafogo, o Touro, do Bragantino, o Mosqueteiro, do Corinthians, o Vovô Coxa, do Coritiba, a Raposa, do Cruzeiro, o Dourado, do Cuiabá, o Urubu, do Flamengo, o Guerreiro, do Fluminense, o Leão, do ...
Na década de 1940, o caricaturista argentino Lorenzo Molas, que trabalhava para o Jornal dos Sports, foi encarregado de criar charges (mascotes) dos clubes cariocas. Molas, que por sinal era torcedor vascaíno, desenhou um almirante português para simbolizar o Vasco.
A brincadeira começou com os vascaínos imitando os comentários de Edmundo em fotos do Instagram. O ex-jogador, sem explicação, deixava em várias fotos aleatórias uma única palavra: Vasco. O 'meme' viralizou e chegou até no Bayern de Munique . O clube alemão publicou em suas redes uma enquete sobre 'Quem é melhor?
No dia 7 de abril de 1924, há exatos 100 anos, o Vasco da Gama protagonizou um dos momentos mais importantes da história do futebol na luta contra o racismo e o preconceito social, ao enviar um documento que ficou conhecido como Resposta Histórica, recusando-se a excluir 12 jogadores do time para se filiar na ...
O Vasco era um clube jovem, no auge de seus 30 anos, e havia acabado de erguer São Januário, então o maior estádio da América do Sul. O apelido de Gigante da Colina existia porque a sede cruz-maltina ficava num terreno elevado em relação à Baía de Guanabara.