Qual é o plural de mel – méis ou meles? As duas formas são corretas: méis e meles. Segundo a regra, os nomes terminados em -el formam o plural em -éis. No entanto, no caso dos monossílabos, verifica-se a tendência para aceitar também o plural formado com -es.
Arrozes? Sim, esse é o plural de arroz. Segundo a gramática da Língua Portuguesa, palavras terminadas em “z” têm o plural formado com o acréscimo da terminação “es”, como cruzes, luzes, cicatrizes, raízes, narizes, vorazes. A palavra arrozes não foge a essa regra.
Como já foi falado, a palavra papéis é o plural de papel: um pedaço ou folha constituída de elementos fibrosos de origem vegetal, usada para embrulhar, escrever, pintar, imprimir, entre outras finalidades.
Já parou para pensar qual o plural de álcool? A verdade é que, no cotidiano, esse plural não é muito usado, mas quando a conversa vem da Química vira quase um termo batido. Mais inusitado que isso, só a descoberta que o plural pode ser flexionado de duas formas: álcoois ou alcoóis. Abaixo, confira a explicação!
Aluguéis OU alugueres? As duas são corretas. ALUGUÉIS é plural de ALUGUEL e ALUGUERES é plural de ALUGUER, forma mais antiga ainda usada em Portugal e em textos jurídicos.
2ª) Corrimãos OU corrimões? As duas formas são corretas e estão registradas nas edições mais recentes dos nossos principais dicionários. Como o plural de mão é mãos, o plural original de corrimão é corrimãos. No Brasil, a tendência natural para as palavras terminadas em “-ão” é fazer plural em “-ões”.