Existe alguma forma de distinguir a palavra pais (como sendo o pai e mãe) do plural de pai (pais). Por exemplo, na seguinte frase: "Os pais dos empregados são licenciados." Que pais são estes? Lembrei-me da palavra progenitores, mas essa nem sempre está correcta pois existem pais adoptivos.
Os pais dos empregados são licenciados. É claro que, nesta frase, os pais pode significar o conjunto pai/mãe ou pais (= homens). Um ou outro significado depende do contexto e/ou da situação. Se em tudo isto houver clareza, a interpretação é fácil.
Os substantivos terminados em -r, -z e -n formam o plural acrescentando -es ao singular (ex.: o mar – os mares; o rapaz – os rapazes; o abdómen – os abdómenes).
A palavra papais corresponde ao plural de papai e pode designar informalmente, no português do Brasil, quer mais do que um progenitor masculino (ex.: as crianças estavam com os papais e as mamães), quer um ou mais casais de pai e mãe (ex.: as crianças vieram com os papais).
Respondendo a @gabriel Respodendo a pergunta de vocês: Qual o plural de ônibus? 🚌🚌 A resposta é simples: o plural de ônibus é ônibus mesmo, ou seja, não muda nada!
E qual a forma correta de pluralizar a oração da “Ave-Maria”? Rezam-se “duas Ave-Marias” ou “duas Aves-Marias”? Nessa oração, o termo “Ave” quer dizer “salve” e nunca muda. Diante disso, o plural de “Ave-Maria” é “Ave-Marias”.
Em português brasileiro, assim como no português europeu, e em diversas outras línguas latinas, existe na gramática uma característica conhecida como Concordância Nominal.