Os répteis correspondem ao segundo maior grupo de tetrápodes atuais, com 12060 espécies, sendo que a grande maioria das espécies pertence ao grupo dos Squamata (11671 sp.), com quelônios (361 sp.) e crocodilianos (27 sp.) representando uma parcela significativamente menor desta diversidade (Reptile-Database 2024).
Os répteis são animais que possuem como características principais o corpo com poucas glândulas, impermeável e coberto por escamas e/ou placas ósseas; a presença de pulmões bastante eficientes; e ovos com casca e anexos. Tais características permitiram com que pudessem viver em ambiente terrestre sem muitos problemas.
Um biólogo, por exemplo, estuda os répteis. Como se vê, o vocábulo réptil apresenta o acento agudo na vogal “e”. Existe também outra forma correta, sem o acento agudo e com a última sílaba tônica (reptil). Por causa dessa dupla grafia/pronúncia (RÉPtil e repTIL), há dois plurais: répteis e reptis.
Os répteis são animais vertebrados que pertencem à classe Reptilia e se classificam em quatro ordens: Testudines, Squamata, Crocodilia e Sphenodonta. Fazem parte desse grupo os crocodilos, jacarés, caimãs, gaviais, tartarugas, serpentes, lagartos e tuataras.
Zool Grande classe de animais vertebrados que inclui milhares de espécies viventes, com formas bem distintas, como lagartos e cobras, tartarugas e jabutis, crocodilos e jacarés e a tuatara (restrita à Nova Zelândia); apresentam corpo coberto com pele seca e cornificada, geralmente com placas ou escamas, penas ausentes ...
Outra dúvida que pode surgir é o plural das palavras “xérox” ou “xerox”. A regra é simples: no plural, os substantivos terminados em -x permanecem invariáveis. Exemplo: O estagiário de direito tirou três xérox/xerox da sentença. As xérox/xerox estão sobre a mesa do promotor de justiça.
Os substantivos coletivos podem referir-se especificamente a um grupo de seres, como boiada (bois), arvoredo (árvores), ramalhete (flores) etc., ou a diferentes espécies de seres, como bando (aves, crianças, bandidos), manada (bois, cavalos, elefantes), cacho (cabelos, bananas, uvas) etc.
Arrozes? Sim, esse é o plural de arroz. Segundo a gramática da Língua Portuguesa, palavras terminadas em “z” têm o plural formado com o acréscimo da terminação “es”, como cruzes, luzes, cicatrizes, raízes, narizes, vorazes. A palavra arrozes não foge a essa regra.
De início, é preciso deixar claro que "ritmo" se escreve sem acento ("ritmo"). Esse vocábulo, que tem apenas duas sílabas (rit-mo), é paroxítono, tão paroxítono quanto "copo", "rosto", "laço", "vidro", "nosso", "peço", "digo", "logo", "hino", que não recebem acento gráfico.
Acento gráfico: os acentos gráficos são três: o agudo (´), grave (`) e circunflexo (^), ele é caracterizado por marcar graficamente as sílabas tônicas. amigo (a – mi – go); vizinho (vi – zi – nho); felicidade (fe – li – c i – da – de);