A verdade é que, no cotidiano, esse plural não é muito usado, mas quando a conversa vem da Química vira quase um termo batido. Mais inusitado que isso, só a descoberta que o plural pode ser flexionado de duas formas: álcoois ou alcoóis.
Na definição química, o etanol, também chamado de álcool etílico, é um composto orgânico da família dos álcoois representado pela fórmula molecular C2H6O (que é a junção de CH3 – CH2 – OH).
Embora o termo álcool seja o mais conhecido, o seu plural (álcoois) significa um grupo, ou seja, pode-se dizer que ele dá origem a vários outros tipos.
Pasquale tira a dúvida de um ouvinte sobre o plural da palavra 'arroz'. O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'.
A palavra gel tem plural abundante, isto é, admite os plurais géis e geles. Este fenómeno é comum, entre outras, a algumas palavras terminadas em -l como aval (avais, avales), cal (cais, cales), mel (méis, meles) ou til (tis, tiles).
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
A palavra álcool deriva do arábico al-kuhul, que se refere a um fino pó de antimônio, produzido pela destilação do antimônio, e usado como maquiagem para os olhos. Os alquimistas medievais ampliaram o uso do termo para referir-se a todos os produtos da destilação e isto levou ao atual significado da palavra1.
exótico e marcante, com teor alcoólico alto, 45,9%. Esse néctar dos deuses árabes é preparado a partir de uvas fermentadas e destiladas com infusão de anis.
O álcool 70% possui concentração ótima para o efeito bactericida, porque a desnaturação das proteínas do microrganismo faz-se mais eficientemente na presença da água, pois esta facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e também retarda a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato.
Qual a diferença do álcool 70% para o álcool normal?
Pesquisas comprovaram cientificamente que o álcool 70% tem uma melhor ação antibactericida, até mesmo em comparação ao álcool isopropílico, com concentração de 99,6%. Isso ocorre porque a presença das moléculas de água facilitam a atuação do etanol no combate a microrganismos ao impedir que ele evapore muito rápido.
A diferença está na concentração de álcool puro contida na mistura. Quando vamos ao supermercado e vimos, por exemplo, uma embalagem de álcool 46%, significa que aquela mistura contém 46% de álcool puro e 54% de água. No caso do álcool 70%, ele contém 70% de álcool puro e 30% de água.
O álcool 46,2% é uma solução líquida composta por 46% de álcool e 54% de água, amplamente utilizada em processos de limpeza e desinfecção. Sua concentração oferece um equilíbrio eficaz entre poder de limpeza e segurança, sendo adequada para a eliminação de germes e microrganismos sem danificar superfícies sensíveis.