Para sabermos se as orações iniciais estão em concordância com os significados dos termos empregados, vejamos: Usa-se comprimento no sentido de extensão, tamanho, dimensão. Usa-se cumprimento no sentido de saudar alguém, também quando deriva do verbo “cumprir” (executar) como em: Ele cumpriu com suas obrigações.
(prolongada) A Avenida São João é, de fato, muito comprida. (longa) Veja só como esse menino está comprido! (alto) O Edifício Itália é o segundo mais comprido de São Paulo! (grande ou alto) Já cumprido é o particípio do verbo cumprir e expressa que algo foi realizado.
Quais são as palavras que usamos sempre no plural?
É o caso de óculos, férias e parabéns. Esses vocábulos são exclusivamente plurais em nosso vernáculo, e isso é evidente em relação à concordância. O correto é OS óculos, AS férias, OS parabéns (mesmo que seja um único objeto, um único período de descanso ou uma única felicitação).
A diferença entre “comprido” e “cumprido”: “Essas palavras são frequentemente confundidas, mas possuem significados distintos. O termo “comprido” é um adjetivo que descreve algo extenso ou longo, enquanto “cumprido” é o particípio do verbo “cumprir”, indicando que algo foi realizado.”
Deste modo, podemos concluir que comprido e longo podem de facto ser sinónimos. Mas quando a distância (no espaço ou no tempo) atinge uma dimensão maior, usa-se de preferência longo.