Finalmente aprendi que o correto é cuscuz e não cuzcuz. Curiosidade: sabia que existe o Dia Mundial do Cuscuz? A celebração ocorre em 19 de março. Inclusive, o prato é reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade (2020).
O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'. Pasquale usa como auxílios luxuosos as canções 'Casa', 'Cicatrizes' e 'Luzes de Ribalta', interpretadas por Emicida, Nelson Gonçalves e Moacyr Franco.
O cuscuz, provavelmente, de origem árabe chegou no Brasil com os portugueses bem no início da colonização. A preparação pode ser feita de milho, milheto, trigo, arroz, cevada e sorgo. Ao longo dos anos o cuscuz foi criando sua identidade no Brasil.
Na França, as primeiras referências ao insumo são do século XVII. O cuscuz ou “couscous”, como é conhecido pelos franceses, foi eleito como o terceiro prato mais popular do país em 2011 e é muito difundido, sobretudo no Sul.
Quando eu entrei no ramo, trazia muita menina do Sul no início. De manhã eu levantava cedo e ia fazer o café delas: fazia o beju (sic), fazia cuscuz e botava na mesa. E ai elas perguntavam “tia, e o que é isso aí?”. Ai eu falei “é o cuscuz”, então elas disseram ”tia, gostei.
Respostas Anteriores), a regra é assim: dez, dezes. Como numeral, porém, dez já indica pluralidade e, por isso, sou dos que defendem que este substantivo (o/um dez) tem a mesma forma no plural e no singular: é uniforme quanto ao número.
Estima-se que o prato foi criado na África, por volta do Século XIII pelos berberes. Estes povos habitavam o chamado Magreb, região que hoje é composta por cinco países: Marrocos, Argélia, Marrocos, Tunísia, Líbia, Saara Ocidental e Mauritânia.
O cuscuz é rico em fibras, que age para a saúde intestinal, aliviando a constipação e melhorando os níveis de bactérias benéficas no intestino. Além disso, as fibras têm como função eliminar toxinas e manter a taxa de colesterol em nível adequado, reduzindo o LDL, conhecido como colesterol ruim.
Durante o processo de colonização, o cuscuz era uma comida destinada aos pobres, escravos e bandeirantes por conta do fácil preparo e por render bem. O prato também era servido a animais. Após a popularização, a região Nordeste tornou o prato como seu, onde foi elevado ao status de alimento mais tradicional da região.
O cuscuz é um prato típico da região noroeste do continente africano, conhecida como “Magrebe”. Feito a base de milho, a receita veio para o Brasil durante a colonização portuguesa e ganhou outras versões como o cuscuz paulistano e nordestino.
Qual a diferença do cuscuz para o flocão de milho?
Os pedaços pequenos de milho que ficam após este processo são prensados em moinhos de rolo liso, onde cada pedaço vira um floco. “A partir daí a gente faz o flocão, que quando cozido vira um cuscuz mais macio, e o floquinho, que ao cozinhar deixa o cuscuz mais duro, já que tem mais pó”, explica Ângela.