1 Conjunto de garfo, colher e faca, usado durante as refeições, para comer e servir alimentos: A madrinha deu ao bebê um belíssimo talher de prata importado no seu primeiro aniversário.
O quarto dente teria surgido na segunda metade do século XVII para atender ao Rei Fernando II das Duas Sicílias (Fernando de Bourbon), o qual não gostava dos fios longos de espaguete escorregarem nos garfos de três dentes. Na Inglaterra não chegou antes de meados do século XVII, trazido pelo viajante Thomas Coryat.
O garfo que conhecemos hoje, com 4 dentes e design curvo, adequado para perfurar e colher alimentos, foi introduzido na Alemanha do século XVIII. No início do século 20, a invenção do aço inoxidável possibilitou a fácil fabricação de utensílios de cozinha que desde então receberam poucas mudanças de design.
Seja ele em família ou com estranhos, afinal, boa educação não deve jamais ficar de fora das quatro paredes do nosso lar doce lar. Sempre segure o garfo com a mão esquerda e corte os alimentos tendo a faca na mão direita.
Um garfo no chão é sinal de que uma mulher está vindo. Também não se deve cruzar os talheres, especialmente facas. Cruzadas, elas indicam o início de uma DR (a temível discussão da relação), que tem tudo para acabar numa briga das grandes.
A nossa palavra de hoje é talher. Este é um substantivo coletivo, muito usado no nosso dia a dia em cada refeição. Os talheres são: o garfo, a faca e a colher.