O DEUS DO NOVO TESTAMENTO É PIOR QUE O DO ANTIGO? | DR. OSVALDO LUIZ RIBEIRO
O que significa órfão na Bíblia?
É uma palavra correspondente ao hebraico “yathom”, ou seja, solitário e sem pai. “Um órfão é alguém, menor de idade, que perdeu ambos os pais, mediante a morte; mas o abandono de uma criança, por parte de seus genitores, também a transforma em órfã” (CHAMPLIN e BENTES, 1991, p.
"órfão - Derivado do grego orphanos, em sentido vulgar quer designar a pessoa a quem morreu o pai ou a mãe. E, assim, se diz órfão de pai ou órfão de mãe, confor- me tenha morrido um ou outra, e órfão de pai e mãe, quando é a pessoa privada, pela morte. de ambos.
Não prejudiquem as viúvas nem os órfãos; porque se o fizerem, e eles clamarem a mim, eu certamente atenderei ao seu clamor. Com grande ira matarei vocês à espada; suas mulheres ficarão viúvas e seus filhos, órfãos. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.
Orfandade (do grego ὀρφανός) é a condição social de uma criança cujo pai e/ou mãe faleceram ou a abandonaram. No uso comum, apenas uma criança que perdeu ambos os pais é chamada órfã, sendo também adotadas as locuções órfão de pai e órfão de mãe.
O significado hebraico do seu nome sugere “pescoço”, “nuca”, e daí a interpretação de que Orfa é “aquela que volta as costas” (cf. nota da Bíblia de Jerusalém).
A palavra órfão é de origem grega ou helénica, onde significava «sem pai» ou «sem mãe» e «privado de». Na língua latina, também significava que perdeu o filho ou a filha, mas este conceito não transitou para a língua portuguesa.
O que a Bíblia diz sobre cuidar dos órfãos e viúvas?
A religião pura e verdadeira aos olhos de Deus, o Pai, é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.
Quando a viuvez envolve filhos, há de se considerar que são dois os vínculos que se quebram – a viúva perdeu o companheiro e também o pai de seus filhos. – A obrigação dos pais é cuidar do filho, e deixar esse filho sem pai é como se você não cuidasse dele direito.
No casamento, a mulher era designada à família do marido para proteção financeira. Se ele morresse, ela ficava aos cuidados do filho herdeiro. Como o filho único e herdeiro daquela viúva estava morto, ela estava no fim da linha em termos financeiros.