Substantivo relâmpago somado ao sufixo -aguear = verbo relampaguear. Curiosamente, escrever relâmpago ou relampo está correto, porque também é aceito na Língua Portuguesa.
Limão faz limões; embora palavra de etimologia árabe, segue a regra mais geral dos plurais em -ões, desinência que, quando etimológica, corresponde ao latim -ones (p.
Como passar as palavras do singular ao plural em português brasileiro | Guia definitivo 🇧🇷
Qual o plural da palavra chão?
Mas entre algumas oxítonas, monossílabas ou não, acontece o mesmo: mão –mãos, chão – chãos, grão-grãos, irmão –irmãos, artesão-artesãos. Decorar não é a maneira ideal de assimilar esses plurais, uma vez que há muitas exceções e modos de se falar. Portanto, a prática é a melhor maneira de aprendê-los!
Mas vocês sabem a diferença entre eles? De uma forma bem simples podemos dizer que o raio é aquela faísca que a gente vê saindo da nuvem e indo até o solo, uma descarga elétrica. O relâmpago é o clarão, o efeito visual, a luminosidade que as descargas elétricas produzem.
A luz da descarga de retorno é geralmente branca, mas, da mesma maneira que o pôr do sol pode ter várias cores, relâmpagos distantes podem também apresentar outras cores, como amarelo, roxo, laranja ou verde, dependendo das propriedades da atmosfera entre o relâmpago e o observador.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Relâmpagos Tanto faz dizer “está relampejando” quanto “está relampeando” (observe a grafia do gerúndio com 'e', e não 'i'). 'Relampejar' é a forma mais usual e tem por sinônimo relampear ou relampaguear (este último, sim, é verbo pouco usado).
Podemos concluir que, embora as duas formas sejam aceitáveis, “relampejar” é a variante mais comum e considerada padrão na Língua Portuguesa. Ou seja, se você quiser seguir o uso formal, opte por “relampejar”. Caso tenha preferência pela forma alternativa, “relampear”, também não estará cometendo nenhum erro.
Essa onda sonora utiliza o solo e o ar como meios de propagação, por isso o trovão acontece após o raio tocar o solo. “O motivo pelo qual nós vimos o raio antes e ouvimos o trovão depois, está relacionado com a velocidade da luz, que é muito maior do que a velocidade do som”, destaca o docente.
Primeiro ocorre um estalo curto (um som agudo que pode deixar uma pessoa surda), depois um som intenso e de maior duração que o primeiro, e por último a expansão de sons graves pela atmosfera ao redor do relâmpago.
Os substantivos terminados em -r, -z e -n formam o plural acrescentando -es ao singular (ex.: o mar – os mares; o rapaz – os rapazes; o abdómen – os abdómenes).