O termo que denomina “situação desfavorável” ou “infortúnio” é “revés” – mais usado no plural, “reveses”, com a letra “s”. A grafia com “z” existe, mas é a de uma forma do verbo “revezar” (derivado de “vez”). Assim, no presente do subjuntivo, temos “que eu reveze” e “que tu revezes”.
Férias é um substantivo que deve ser usado sempre no plural. Pode reparar: nunca falamos “a féria”. Sendo assim, para fazer a concordância, devemos flexionar o complemento da frase para o plural. Fica assim: “As férias começaram ontem” (tudo no plural).
Se já são consideradas palavras da Língua Portuguesa, o plural dessas palavras deve seguir as mesmas regras do plural de todas as palavras terminadas em x: adiciona-se es. Portanto, o plural será faxes e xeroxes, por mais feio que essas palavras soem.
O espetáculo 'Sorte ou Revés' inaugura o método Fabulações do Território, que junta artistas e moradores da Rua Joaquim Silva, e cruza narrativas da cidade com linguagens como performance, poesia e artes visuais.