Essas aves fazem parte da família Ramphastidae. Tucanos são animais que possuem bico longo e colorido, o qual é bastante eficiente para colheita de frutos. Ouça o texto abaixo! Tucano é o nome dado a algumas aves pertencentes à família Ramphastidae, a qual também tem como representantes os araçaris e saripocas.
Em etnologia, o termo Tucano (também usa-se Tukano), além de designar os grupos indígenas cujas línguas pertencem à família linguística tucano, remete ainda a uma etnia indígena específica que habita o Noroeste do estado brasileiro do Amazonas, mais precisamente as Terras Indígenas Alto Rio Negro, Médio Rio Negro I, ...
Sabia que o feminino de pintinho é pintainha? Série 'De onde vem o que eu como' ensina ainda as diferenças entre ovo convencional, caipira, com ômega 3...
– Tucano (substantivo assim grafado no Dicionário Eletrônico Houaiss; não se achou atestado tukano) é um substantivo e adjetivo de dois géneros1 flexionável no plural (exemplo: «A professora tucano»/«As professoras tucanos»);
Vivem aproximadamente 15 a 20 anos em cativeiro e não estão em risco de extinção. O bico amarelo-alaranjado de tecido ósseo esponjoso, mede cerca de 20 cm, é duro e cortante, sendo usado como uma pinça para capturar alimento.
O feminino de jacaré permanece o mesmo: jacaré. A palavra jacaré é um Substantivo Epiceno, utilizado para referir-se a animais e plantas, possui somente um gênero designando masculino ou feminino. No caso, utilizamos jacaré fêmea e jacaré macho para categorizar o gênero.
O tucano mais raro do Brasil é a espécie de bico verde. Essa ave é encontrada em toda a região Sul e Sudeste do Brasil, e sul de Goiás, Paraguai e até o nordeste da Argentina. Os tucanos de papo branco são considerados vulneráveis por estarem na lista de aves exóticas.
Os tucanos são frugívoros, ou seja, se alimentam principalmente de frutas e sementes. Eles têm um bico grande e forte que lhes permite pegar frutas diretamente da árvore, mesmo aquelas que são muito grandes para sua boca. Além disso, eles também se alimentam de insetos e pequenos animais, como lagartos e cobras.
A palavra ovo pode ter como diminutivo as palavras ovinho, ovito, ovozinho, ovozito. Pode também utilizar-se o diminutivo ovozeco, com sentido depreciativo. Na terminologia científica, o termo óvulo pode referir-se a pequeno ovo.