Outra dúvida que pode surgir é o plural das palavras “xérox” ou “xerox”. A regra é simples: no plural, os substantivos terminados em -x permanecem invariáveis. Exemplo: O estagiário de direito tirou três xérox/xerox da sentença. As xérox/xerox estão sobre a mesa do promotor de justiça.
Se já são consideradas palavras da Língua Portuguesa, o plural dessas palavras deve seguir as mesmas regras do plural de todas as palavras terminadas em x: adiciona-se es. Portanto, o plural será faxes e xeroxes, por mais feio que essas palavras soem.
Ou seja, Xerox, que é uma fotocópia, tornou-se assim por causa do nome da máquina. Quanto às formas corretas de falar e de escrever, saiba que os nossos dicionários permitem tudo: xérox, tal qual a pronúncia em inglês, e xerox, a forma aportuguesada.
Sendo assim, cabem tanto a grafia “xérox” quanto “xerox”, o que não impede que alguém tenha predileção por uma forma em detrimento de outra. Vale informar que “xérox” ou “xerox” podem ser do gênero masculino ou do gênero feminino.
A palavra “xerox” tem origem grega (xero) e significa “seco”, uma vez que essa forma de copiar não emprega líquidos de qualquer espécie. É interessante ressaltar que a empresa Xerox fez concorrência com o mimeógrafo, pois este tirava cópias “molhadas” e a Xerox, cópias “a seco”.
A maneira correta de se escrever esta palavra é estão, com o sufixo –ão. A palavra “estam” não existe na língua portuguesa. “Estão” é a forma conjugada do verbo estar na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
Singular: Quando o substantivo representa apenas um ser, um objeto ou um grupo de seres ou objetos, dizemos que ele é singular. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.
[ Meteorologia ] Fenómeno atmosférico luminoso, em forma de arco, apresentando as sete cores do espectro solar, e determinado pela refracção e reflexão dos raios solares sobre as nuvens. Plural: arcos-íris. Origem etimológica:arco + íris. Plural: arcos-íris.
Qual o plural de arroz – arrozes ou arroz? A forma correta é arrozes. Nos nomes terminados em -r, -n ou -z, como é o caso de arroz, acrescenta-se -es para formar o respetivo plural.
O mais recente dicionário brasileiro de grande porte, o Michaelis, aceita as duas formas como sinónimo do que em Portugal apenas se designa por fotocópia ou fotocopiadora.