O ponto forte da Nike definitivamente é o seu poder de inovação, que mantém seus clientes permanentemente engajados com a marca. Isso acontece por meio de suas grandes comunidades.
A Nike representa uma cultura global de esporte, estilo e da busca pela grandeza. Somos apaixonados pelo potencial e acreditamos que todos deveriam ter as ferramentas para alcançar o potencial de cada um. Investimos em nossos funcionários, inspirando novas ideias, métodos e produtos que nos levam ao futuro do esporte.
Atualmente, a empresa é responsável pelo design, fabricação, marketing e venda de calçados, roupas, acessórios e equipamentos esportivos, destacando-se como uma das companhias mais valiosas do setor.
Nós vencemos como um time. Ao combater desigualdades históricas e defender a inclusão fora dos campos, quadras e pistas, nós continuamos a promover a igualdade de participação no esporte para que atletas* de todos os perfis tenham a oportunidade de vencer.
5 lições que aprendi com a história da Nike | Lições de empreendedorismo
Qual é a mensagem que a Nike transmite?
A Nike conseguiu transmitir a ideia de que não importa quem você é ou quais são seus objetivos, basta tomar uma atitude e “apenas faça” (just do it). Essa mensagem de superação e perseverança tocou o coração de milhões de pessoas em todo o mundo.
A Nike foi fundada pelo treinador de atletismo Bill Bowerman, que desejava aprimorar os calçados de corrida, e pelo praticante da modalidade, Phil Knight, após os dois se conhecerem na Universidade de Oregon.
A Nike é um símbolo de inovação. O diferencial da empresa está em vender bem-estar, e, por isso, seu core business é focado nos processos de inovação. Como foi uma das pioneiras em terceirizar a produção, a Nike se concentra em inteligência de marketing, design e inovação.
Como a Nike ficou conhecida? O seu slogan “Just do it” e o logotipo “Swoosh” definem os padrões para as operações da empresa. Inicialmente, tornou-se conhecida por seus tênis de basquete, até expandir significativamente a sua linha de produtos: roupas, meias, acessórios, óculos, calçados, equipamentos e muito mais.
Inovação do produto. Outro fator importante de popularidade e crescimento da Nike é seu foco na inovação de produtos. Além da qualidade da matéria-prima utilizada, a empresa também investe no desenvolvimento de tecnologias que a ajudam criar produtos melhores e com desempenho superior aos concorrentes.
A Nike busca constantemente aprimorar seus produtos e processos, considerando também o impacto ambiental. Seus valores incluem o desempenho, a autenticidade, a inovação e a sustentabilidade.
Nike é uma empresa estadunidense de calçados, roupas e acessórios fundada em 1972 por Bill Bowerman e Philip Knight. Em 2016, foi considerada a marca de roupas mais valiosa do mundo, segundo o ranking BrandZ da consultoria Millward Brown, avaliada em US$ 37,472 bilhões.
A Nike patrocina várias equipes europeias, tais como: Barcelona, Liverpool, Chelsea, Internazionale, Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid, Tottenham e outros. Em Portugal, patrocina a Seleção Portuguesa de Futebol e as equipes do Sporting, Estoril Praia, Marítimo, Rio Ave e Santa Clara.
A Nike faz isso por meio de páginas de mídias sociais e espaços de comunidades dedicadas a isso. Em suas páginas, como a do Facebook, por exemplo, a marca possui cerca de vinte contas diferentes direcionadas às pessoas com base em seu gênero, interesses e localizações específicas.
A história da Nike começou por um ex-atleta Phil Knight e seu treinador de atletismo Bill Bowerman, em 1964 nos Estados Unidos, enquanto Phil vendia os tênis em seu carro, Bill ficava por conta do desenvolvimento e design de modelos novos. O primeiro lançamento da marca ocorreu em 1971.
A empresa se esforça para se conectar com o público de forma genuína, estabelecendo uma identidade autêntica e inspiradora. Através de campanhas publicitárias impactantes, a Nike promove valores como a determinação, a superação e a coragem, criando uma identificação emocional com os consumidores.
FRAQUEZAS. - Os lucros da empresa são amplamente dependentes dos produtos da área "Footwear" (Enquanto os outros produtos da marca não são tão fortes). - Acusações: condições precárias nos locais de trabalho. - Acusações: exploração de empregados que trabalham por salários miseráveis nos países estrangeiros.
Nike - ou Níkē, em grego, e Nice, em português - era uma deusa grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. A marca se inspirou na imagem de bronze de Nice que se encontra no Museu do Louvre, em Paris (França), e seu símbolo se assemelha a uma asa também em homenagem à deusa.
Surgiu inspirado no nome do mito da "deusa" Niké (a pronúncia correta é niqué), a "deusa" da mitologia grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. Os Romanos deram a essa mesma "deusa" o nome de Vitória! A imagem representativa dessa "deusa" era a figura de uma mulher alada.
Sempre inovando, buscando modernização, com super tecnologia, e produtos de lançar moda, a Nike conquistou seu espaço e se tornou uma empresa de total sucesso no mundo todo. Atualmente ela produz roupas, calçados, equipamentos e acessórios para o público adulto e seus filhos.
A Nike dispensa comentários neste caso. Seu famoso símbolo chamado Swoosh, possui uma simplicidade que inspira até hoje inúmeras outras marcas. Foi criado em 1971 pelo designer Carolyn Davidson. Uma curiosidade é que o criador recebeu apenas 35 dólares pelo trabalho.
A Nike é a principal fornecedora de material esportivo da Copa do Mundo Feminina de 2023 e patrocina 13 das 32 seleções que estão participando do torneio. O Brasil e os Estados Unidos –maior e atual campeão da competição, com 4 títulos– são duas das equipes patrocinadas pela empresa.
é uma empresa americana de calçados, equipamentos desportivos, roupas, e acessórios que foi fundada em 1964 por Bill Bowerman e Phillip Knight, que é o atual presidente da empresa. A sua atual sede fica em Beaverton, no estado de Oregon, nos Estados Unidos.