Qual é o poderio militar e bélico do Irã? O Irã tem a 14ª maior força militar do mundo, segundo levantamento do Global Fire Power — site internacional que mede as forças militares e faz um ranking anualmente. A lista de 2024 é baseada em mais de 60 fatores e tem 145 países.
Já o do Irã, projetado pelo FMI, é de 2,5%. Uma das preocupações em um possível conflito é sobre o poderio militar dos países. Em 2023, Israel tinha cerca de 170 mil militares na ativa. A Federação de Cientistas Americanos, dos EUA, aponta que o país também tem armas nucleares.
O Irã dispõe de um estoque com 551 unidades entre caças, helicópteros e outros formatos de aeronaves. Em Israel, esse estoque contabiliza 612 aeronaves.
Oficialmente, o Irã não possui armas nucleares. De acordo com a Arms Control Association, entidade americana que desde 1971 monitora os arsenais nucleares pelo mundo, apenas nove países possuem bombas nucleares: Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido, Paquistão, índia, Israel e Coreia do Norte.
O Irã, ao longo de décadas, busca derrubar a estrutura de poder no Oriente Médio, que assegura favorecer os Estados Unidos e seus aliados, Israel e Arábia Saudita, além de outros regimes árabes sunitas.
1º lugar - ESTADOS UNIDOS - Tem 1,3 milhão de soldados, 13.300 aeronaves, 303.553 veículos blindados de combate e 484 embarcações. Orçamento anual de US$ 760 bilhões.
A população iraniana é estimada em mais de 87 milhões (87.590.873), enquanto a de Israel é de quase 10 milhões (9.043.387), incluindo as populações das Colinas de Golã e também Jerusalém Oriental.
Conforme Hagari, o Irã lançou 170 drones, mas nenhum chegou ao território israelense. “Dezenas deles foram interceptados por caças da Força Aérea Israelense, pelo nosso Sistema de Defesa Aérea e pelos sistemas de defesa aérea e aeronaves de nossos parceiros”, disse.
Tanques. De acordo com o Global Firepower, Israel possui mais tanques do que o Irã – 1.996 em comparação com 1.370. Na qualidade dos veículos, o país de Netanyahu também sai a frente, com o tanque Merkava, um dos melhores blindados do mundo.
No quesito de força terrestre, o Irã supera Israel em número de tanques e veículos blindados, com 4071 tanques e 65 mil veículos blindados, contra 2,2 mil tanques e 43 mil veículos blindados de Israel. O Irã também tem uma vantagem em relação ao número de lança-foguetes, com 775 em comparação com os 150 de Israel.
Na última semana, a agência de notícias semioficial ISNA publicou um gráfico que mostra nove mísseis do Irã que, de acordo com o texto, têm capacidade de atingir Israel. Entre eles, estão: 'Sejil', que pode voar a 17 mil km por hora e tem um alcance de 2.500 quilômetros. 'Kheibar', com alcance de 2.000 kms.
Os dados divulgados pelo instituto mostram que a Guarda Revolucionária Iraniana tem um efetivo superior ao de 11 países da região. É maior do que todo a força militar da ativa de Israel, que conta com quase 180 mil combatentes e 400 mil reservistas. O governo iraniano tem desempenhado um papel oculto na guerra.
Atualidade. Os conflitos no Oriente Médio, seja no Iraque, Líbano, Síria, ou Iémen, compartilham um fator comum: a rivalidade entre Irã e Arábia Saudita.
A Rússia e o Irã também compartilham um interesse comum em limitar a influência política dos Estados Unidos na Ásia Central. Este interesse comum levou a Organização de Cooperação de Xangai a estender o Irã para o estatuto de observador em 2005, e oferecer adesão plena em 2006.
Quem ganha e quem perde com agravamento da crise no Oriente Médio. “Um empate a favor do Irã”. É assim que alguns analistas descrevem o primeiro ataque iraniano em solo israelense. Na noite de sábado (13/4), Teerã lançou mais de 300 drones e mísseis contra Israel, segundo o exército de Israel.
Um levantamento feito pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês) e atualizado pela última vez em fevereiro de 2023, mostra que o Irã tem um contingente militar de 650 mil pessoas e que a guarda, que é uma divisão importante das forças armadas iranianas, é responsável por 190 mil ...