Um prato típico do interior de Alagoas é o bode guisado, que é feito com carne de cabra cozida em um molho bem temperado, servido com arroz, feijão e macaxeira. Esse prato é uma ótima opção para quem deseja experimentar algo diferente e tradicional da região.
Confira a seguir as principais comidas típicas da região:
Chiclete de camarão. O chiclete de camarão é um prato típico da culinária local, que mistura camarão com vários queijos e faz um puxa puxa extremamente saboroso! ...
Em Maceió, ou qualquer outra cidade alagoana, não pode faltar a tapioca, o cuscuz e alguma raiz, como a macaxeira, o inhame ou a batata-doce, no café da manhã. O café da manhã do alagoano também tem charque, salsicha, ovo, queijo coalho, bolos, pães, frios e frutas, leite quente e café.
O Doce de Caju constitui-se no produto final de uma extensa rede de relações da cultura imaterial característica da região do litoral alagoano e que é, portanto, passível, de ser inserido no livro de Registro do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas.
Aluá Outra bebida típica do Nordeste é o Aluá. Comumente feito à base de milho ou casca de abacaxi, é fermentado com diversas variações, dependendo do estado em que é produzido.
Não à toa, Alagoas abriga a maior diversidade de manifestações culturais. Com 206 anos de história, a terra dos folguedos e danças guarda um patrimônio composto por 29 diferentes manifestações tradicionais e únicas, como o Guerreiro, o Mané do Rosário, o Coco de Roda, a Chegança, a Taieira e o Pastoril.
Alagoas é o quinto maior produtor nacional de cana-de-açúcar. Outros importantes cultivos são o arroz, feijão, mandioca, milho, banana, abacaxi, coco-da-baía, laranja, algodão e fumo. O estado também possui rebanhos bovinos, equinos, caprinos e ovinos.
Um dos pratos mais conhecidos da culinária alagoana é a peixada, um ensopado de peixe com legumes, temperos e leite de coco. A moqueca de sururu, um molusco típico da região, também é bastante apreciada. Outros pratos famosos são o bode guisado, o feijão tropeiro e o sarapatel.
Alagoas é conhecida por paraíso das águas justamente devido os ricos aquíferos no estado, bem como cachoeiras, rios, mar, lagoas. Algumas praias são geralmente comparadas às do Caribe.
É galinha guisada, buchada de bode, charque acebolado, costela de boi, feijão tropeiro e mais uma lista variada de iguarias para quem gosta de comer com fartura. Para completar o roteiro regional, conheça a Bodega do Sertão que, definitivamente, não passa despercebida entre os locais onde comer em Maceió.
Maceió é a terceira capital do Nordeste com refeições mais caras; confira ranking nacional. Maceió é a terceira capital do Nordeste com o valor médio das refeições mais caro.
A comida típica Alagoas é muito conhecida pela diversidade de frutos do mar, e a pituzada reflete exatamente isso. Para quem não sabe, o pitu nada mais é que um lagostim de água doce e, na culinária alagoana, é uma proteína muito presente na preparação de vários pratos.
Vatapá / O vatapá faz parte do ranking das comidas típicas nordestinas mais pedidas. O vatapá, por sua vez, é um creme feito com farinha de rosca ou fubá, pimenta, leite de coco, pão, azeite de dendê, camarão, castanha de caju e amendoim.
O principal prato típico da região é o Bolinho de Goma, um delicioso doce feito de leite de coco e mandioca, finalizado em formato de concha e servido em diversos restaurantes e barracas de Maragogi.
O sururu é um molusco bastante consumido em pratos típicos da culinária alagoana e seu preparo é feito através do cozimento em água e sal, cru ou incluído no preparo de pratos como ensopados, caldeirada e moquecas.
Outra curiosidade de Alagoas está relacionada à concepção da bandeira do território, nas cores vermelha, branca e azul, que simbolizam os ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade. Já o brasão remete às primeiras cidades alagoanas, Porto Calvo e Penedo.
A praia de Barra Grande, em Maragogi, lidera a preferência do público com 21,3% do total dos interessados, o tour por São Miguel dos Milagres foi a escolha de 20,8% das pessoas, já a Praia do Gunga em Roteiro com o city tour por Maceió finalizam o top 3, com 15,3% das escolhas.
A economia alagoana tem sido tradicionalmente baseada na agricultura, tendo como principal produto a cana-de-açúcar. O setor industrial é constituído por usinas açucareiras, fábricas de beneficiamento de algodão e sisal e fábricas de tecidos, apresentando desenvolvimento relativamente pequeno.
Maceió: Famosa por suas águas mornas na tonalidade turquesa, a cidade concentra o polo turístico estadual, além de também ser boa sugestão para quem deseja morar à beira-mar, com ótimo custo-benefício, em comparação às outras capitais brasileiras.
O sururu – molusco encontrado nas lagoas – é o grande destaque e representa muito bem a gastronomia do estado, que alia sabores da terra a influências de outras escolas de culinária. Certamente, essa união proporciona uma experiência inesquecível!
Em meio crises políticas, em 11 de junho de 1891, a primeira Constituição do Estado foi assinada. Alagoas também ficaria conhecida por ter sido lugar da maior revolta de escravos do país, no quilombo de Palmares, por volta de 1630.