O Chaves, no caso, se chamava Rodolfo Pietro, filiberto Rafael, Hugo Guilherme, a Chiquinha expergência Valdez. Daí temos o seu pai e o Ramon Valdez, a Florinda a corcuera e vila alpando, o Frederico mata lascando a corcuera, o inocência e o Girafales.
Porém, como qualquer pessoa, Chaves tem seu nome original e completo, que pode ter sido revelado pelo criador Bolaños em 'El diario del Chavo del Ocho', e é bastante longo. Rodolfo Pietro Filiberto Raffaelo Guglielm seria este nome oficial da personagem segundo a cobertura do portal de notícias O Fuxico.
Criado por Roberto Gómez Bolaños, o humorista mexicano trabalhava escrevendo pequenas cenas de comédia para a televisão e teatro de seu país, quando teve a ideia de criar uma história em que um menino de apenas oito anos, pobre, discutia com um vendedor de balões em um parque.
Ele acrescentou que o personagem conhecido como Chaves do 8, tinha esse nome porque a série era transmitida no canal 8. Gómez Bolaños revelou então que, também, era conhecido assim por morar no apartamento número oito, e não no barril que servia apenas de esconderijo.
Carlos Villagrán, o Quico, de "Chaves", revelou que foi diagnosticado com câncer de próstata e que precisou passar por uma cirurgia. Aos 79 anos, ele tranquilizou os fãs quanto ao seu estado de saúde.
Reprodução: Reprizzo e Superinteressante Os primeiros modelos apareceram no Egito, há cerca de 4 mil anos. As chaves tinham um apoio para as mãos, um eixo e uma ponta dentada, que encaixava nas fechaduras e movia os pistões, destrancando a porta. Porém, era feita de madeira, que inchava com a umidade e era frágil.
Em julho de 2020, o famoso programa de humor parou de ser exibido no Brasil por SBT e Multishow e em mais de 20 países. A razão para o sumiço é um desacordo comercial entre a Televisa, emissora mexicana que produziu o seriado, e herdeiros de Roberto Gómez Bolaños, morto em 2014.
Filho da secretária bilíngue Elsa Bolaños Cacho (1902–1968) e do pintor, cartunista e ilustrador Francisco Gómez Linares (1892–1935), Roberto Gómez Bolaños nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929.
'Chaves' teve sete temporadas como seriado independente, entre 1973 e 1980. Bolaños, morto em 2014 aos 85 anos, foi casado com Florinda Meza, atriz que interpretou Dona Florinda.
As gravações de "Chaves", protagonizada por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), começaram na década de 1970 e se estenderam até 1995. O programa foi exibido no Brasil pela primeira vez em agosto de 1984, pelo SBT.
No dia 24 de agosto de 1984, o SBT exibiu pela primeira vez um seriado que marcaria história na TV brasileira. Contando a história de um órfão que vive em uma vila no México, “Chaves” ganhou milhões de fãs e ficou quatro décadas no ar no país.
História ficcional. Ele é o único filho de Federico Mátalas e Dona Florinda. Há diversas variações de seu nome completo, e não existe um consenso sobre qual delas seria a mais correta.
Primeiramente, o nome do personagem foi colocado como “Garoto do Oito” porque a emissora que o humorístico era exibido, era o canal oito, na televisão mexicana. Anos depois, a série passou para o canal 2, a Televisa, e o “oito” do nome, foi substituído pela alusão à casa que o Chaves vivia na vila.
A atriz Florinda Meza, famosa no Brasil por interpretar a personagem Dona Florinda no seriado "Chaves", quebrou o silêncio sobre o sumiço do programa na televisão e no streaming desde 2020.
Morte. Fumante durante toda a vida, Angelines lutou contra um câncer de pulmão, que ocasionou na sua morte no dia 25 de março de 1994, aos 69 anos de idade.
Ator de "Chaves" morreu em 1988 devido a um câncer no estômago. Oito meses antes de morrer, por conta de um câncer de estômago contra o qual lutou por anos, Ramón Valdés, intérprete do Seu Madruga, da série Chaves, estava tentando tocar os seus projetos, apesar da saúde debilitada.