Na prófase ocorrem os primeiros eventos da divisão, tais como o início da migração dos centrossomos (que se dividiram na fase S) para pólos opostos; início da desestruturação do envoltório nuclear e da condensação dos cromossomos.
Na mitose, a prófase caracteriza-se pela individualização dos cromossomos duplicados no interior do núcleo, pelo aparecimento do fuso mitótico e pela decomposição da membrana nuclear (carioteca) e é o início da mitose. Acontece duplicação dos centríolos e formação dos fusos e áster. É a etapa mais longa da mitose.
→ Prófase. A primeira etapa da mitose. Nessa fase, algumas importantes modificações são observadas. Entre as alterações da prófase, destacam-se a condensação dos cromossomos, o desaparecimento dos nucléolos e o início da formação do fuso mitótico.
Prófase I – nessa etapa ocorre a condensação dos cromossomos; o sumiço temporário da carioteca; desaparecimento do nucléolo e a duplicação dos centríolos para os polos da célula. Na prófase também acontece a permuta de genes (crossing-over), por meio da troca de pedaços entre cromossomos homólogos.
A Prófase I é a primeira etapa da meiose I. Nela ocorre o pareamento dos cromossomas homólogos e pode acontecer um fenômeno conhecido como crossing-over (também chamado de permuta).
MITOSE E MEIOSE | Divisão Celular | Quer que desenhe
Qual o principal evento da prófase?
Na prófase ocorrem os primeiros eventos da divisão, tais como o início da migração dos centrossomos (que se dividiram na fase S) para pólos opostos; início da desestruturação do envoltório nuclear e da condensação dos cromossomos.
No final da prófase (chamada também de prometáfase), o fuso mitótico começa a capturar e organizar os cromossomos. Os cromossomos se condensam ainda mais, de maneira a ficarem bem compactos. O envoltório nuclear se rompe, liberando os cromossomos.
A meiose I inicia-se com a prófase I, fase marcada pela condensação progressiva dos cromossomos, troca de material genético entre cromátides não irmãs, formação do fuso (feixe de microtúbulos), quebra do envoltório nuclear e início da migração dos cromossomos homólogos em direção à placa metafásica.
O núcleo celular é a região da célula eucarionte em que ocorre o controle das atividades celulares. É nesse local que encontramos os cromossomos, estruturas que consistem em DNA e em moléculas proteicas associadas.
Quais são os principais eventos que ocorrem durante a prófase 1 da meiose?
A prófase I é a primeira etapa da meiose I, e, assim como na mitose, observa-se a movimentação do centrossomo, formação do fuso, quebra do envelope nuclear e condensação progressiva dos cromossomos.
Prófase II: as células iniciais são as células haploides produzidas na meiose I. Os cromossomos condensam-se e o envelope nuclear é rompido, se necessário. Os centrossomos se separam, o fuso é formado entre eles, e os microtúbulos do fuso começam a capturar os cromossomos.
O fenômeno conhecido como crossing over ou permutação é um dos dois processos que leva à recombinação gênica durante a meiose nos eucariontes. O segundo processo que leva a esse resultado é a segregação independente dos cromossomos.
Qual é a principal diferença entre a prófase da meiose e a prófase da mitose?
Na mitose a prófase é curta, já na meiose é longa, sendo sua maior etapa. Recombinação e cruzamento – Na mitose não há recombinação, o cruzamento ocorre na prófase. Na meiose há recombinação e o cruzamento ocorre durante a prófase I.
A mitose, portanto, é responsável pelo crescimento e desenvolvimento de embriões. Reparação de células no corpo: a mitose pode agir como mecanismo de reparação tecidual ao gerar células para compor algum tecido lesado.
A meiose, portanto, está relacionada aos processos reprodutivos, pois tem como função produzir células reprodutivas, tanto nos animais quanto nos vegetais. Nos vegetais, esse processo se dá através da formação dos esporos, enquanto nos animais, da formação dos gametas.
A prófase é a primeira fase da divisão celular, que acontece na mitose e na meiose, como um momento de preparação para os processos posteriores. É nesse momento que o aparelho celular que desenvolve toda a mitose entra em ação, por isso, é essencial que a prófase ocorra corretamente.
Prófase: Nessa etapa, que é a mais longa da mitose, observa-se a condensação do DNA que foi duplicado no período da interfase. A membrana que envolve o núcleo desorganiza-se e forma vesículas que ficam no citoplasma até o final da mitose, momento em que o envoltório nuclear é reconstruído.
Enquanto os cromossomos estão se condensando, o nucléolo começa a se tornar menos evidente, desaparecendo ao final da prófase. O desaparecimento do nucléolo está relacionado ao fato de cessar a síntese de RNA nos cromossomos.
Quais são as principais características da prófase?
Em termos gerais, a prófase caracteriza-se por alterações celulares que, genericamente, se podem resumir a três momentos: organização e compactação da cromatina nuclear, formando os cromossomas; desaparecimento do nucléolo; e deslocamento dos centrossomas para polos opostos das células, onde integrarão o fuso ...
Durante a prófase o nucléolo vai se tornando menos evidente, até desaparecer e ocorre a desintegração da carioteca (envoltório nuclear). Em torno do núcleo, organiza-se um conjunto de fibras (microtúbulos) originadas a partir centrossomos, o fuso mitótico.