A moral é um conjunto de convenções sociais estabelecidas com o objetivo de alcançar a boa convivência social. A origem da moral está na tentativa de orientar os comportamentos para uma boa convivência social devido à interdependência humana.
“A moral tem por objeto o comportamento humano regido por regras e valores morais, que se encontram gravados em nossas consciências, e em nenhum código, comportamento resultante de decisão da vontade que torna o homem, por ser livre, responsável por sua culpa quando agir contra as regras morais.”
O autor diz que a moral tem um caráter social, fazendo com que os indivíduos se submetam a princípios, normas ou valores estabelecidos socialmente. Além disso, a moral cumpre a função de regular as relações entre as pessoas para assegurar a ordem social.
O objeto da ação moral é portador de um sentido moral: “O bem é apresentado à vontade pela razão como objeto, e, enquanto está sob a ordem da razão, pertence ao gênero moral e causa bondade moral no ato da vontade.” (ST, Ia, q. 19, a.
A moral é um conjunto de normas que servem para orientar a maneira de agir das pessoas dentro de um contexto específico. Por conta disso, estamos falando de um conceito de caráter particular e que se baseia, sobretudo, em hábitos e costumes.
Ética x Moral: Como diferenciar?? || Conceitos, definições ||
Qual é a definição de moral?
A definição de moral pode ser feita de uma forma simples: conjunto de valores e regras que definem o que é certo ou errado, permitido ou proibido em uma sociedade. Dito isso, é importante lembrar que esses conceitos podem variar de acordo com a cultura de determinado grupo.
Ultimamente, “imoral” e “amoral” têm sido aplicados para designar um mesmo significado: aquele que não tem moral, ética. É verdade, os dois termos referem-se à questão moral, no entanto, têm relações diferentes com ela.
- O ato moral se apresenta como uma totalidade de elementos: motivos, intenção ou fim, decisão pessoal, emprego de meios adequados, resultados e conseqüências (p. 76). - O ato moral não pode ser reduzido a um de seus elementos, mas está em todos eles, na sua unidade e nas suas mútuas relações (p. 80).
Moral: o que é? No campo da Filosofia, a moral é entendida como o “conjunto de valores, como a honestidade, a bondade, a virtude etc., considerados universalmente como norteadores das relações sociais e da conduta dos homens” (Dicionário Houaiss).
Apresentam-se como imperativos, ou seja, normas que devem ser seguidas por todos. Buscam propor, por meio de normas, uma melhor convi- vência entre os indivíduos. Orientam-se pelos valores próprios a uma determinada sociedade. Têm o caráter histórico, isto é, mudam de acordo com as transformações histórico-sociais.
Em síntese, valor moral além de ser um instrumento indispensável para o bom funcionamento da sociedade e integração dos indivíduos nela, também significa respeito à vida. À nossa vida e à vida das pessoas ao nosso redor.
Já a moral é um conjunto de regras que são aplicadas ao cotidiano. É basicamente quando eu transformo a ética numa estrutura escrita e essas normas passam a ser aplicadas e usadas por todo cidadão. Elas orientam o indivíduo, norteando suas ações, seus julgamentos sobre o que é certo e errado.
A moral é um conjunto de convenções sociais estabelecidas com o objetivo de alcançar a boa convivência social. A origem da moral está na tentativa de orientar os comportamentos para uma boa convivência social devido à interdependência humana.
A palavra Moral tem origem no latim - morus - significando os usos e costumes. Moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto. A Moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas.
O princípio da moralidade se relaciona com a atuação dos agentes públicos de acordo com valores como probidade (honestidade administrativa), necessidade de agir, lealdade, boa-fé, honestidade. Também pretende evitar ações que visem confundir, dificultar ou minimizar direitos dos cidadãos e cidadãs.
A moral é parte da revelação geral de Deus e quando uma pessoa que não segue os ensinamentos da Bíblia faz uma boa ação por puro altruísmo está mostrando que tem uma noção do bem e do mal. Isso mostra a imagem e semelhança a Deus nela, e com isso é possível fazer uma ponte para falar do amor de Jesus para essa pessoa.
Ela afirma: “Consciência moral é o sentir no interior do qual a hierarquia de nossos impulsos nos vem à consciência”. (Nachlass/FP 1883, 15 [51], KSA 10.493). A definição se assenta sobre a ideia de que alguma coisa “vem à consciência [Bewusstsein]“ no interior de um “sentir”.
Já a moral refere-se ao conjunto de regras e normas adotadas por um grupo, determinando o certo e o errado. Por exemplo, a ética discute a justiça em abstrato, enquanto a moral aplica regras como "não roubar" numa sociedade específica.