De acordo com o CFP, o objetivo da psicoterapia é promover a saúde mental e propiciar condições para o enfrentamento de conflitos e transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos.
O que é terapia? A psicoterapia, também chamada apenas “terapia”, é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins.
Fazer psicoterapia possibilita o autoconhecimento, a solução de conflitos e a melhora da saúde mental. É nela que o paciente tem a oportunidade de olhar para si mesmo e pensar nas razões que levam a determinados pensamentos ou atitudes em relação a uma área de sua vida.
A terapia consiste no tratamento de questões emocionais, comportamentais ou psicológicas. Ou seja, trata-se de um processo para se trabalhar questões como ansiedade, depressão, estresse, luto e uma série de outros transtornos que podem acometer as pessoas em determinados momentos da vida.
A psicoterapia, vista como um instrumento para promover mudança, requer o estabelecimento de uma relação entre duas ou mais pessoas, que é a base da intervenção. O estabelecimento de uma aliança terapêutica, a partir dessa relação, é fundamental em qualquer modelo psicoterapêutico.
Qual o objetivo da Terapia Cognitivo-Comportamental?
Como definir objetivos na terapia?
Estabelecer objetivos na clínica exige uma boa interpretação dos processos comportamentais envolvidos, orienta o terapeuta no processo de intervenção, favorece a motivação do cliente para mudanças, fornece maior segurança ao terapeuta e cliente, e oferece melhores parâmetros de avaliação da terapia.
"A terapia promove o autoconhecimento, melhora os relacionamentos interpessoais, auxilia na tomada de decisões, ajuda a lidar com traumas e eventos difíceis e contribui para o bem-estar geral.
A terapia possui, entre outros objetivos, tratar ou aliviar os sintomas debilitantes dos transtornos mentais. Com base neste dado, porém, pode-se assumir que poucas pessoas buscam os tratamentos disponíveis.
Começar a terapia pode ser um grande passo para ser a versão mais saudável de si mesmo e viver a melhor vida possível. Por meio da terapia, você pode mudar comportamentos e hábitos autodestrutivos, resolver sentimentos dolorosos, melhorar seus relacionamentos com as pessoas a sua volta e com você mesmo.
A terapia proporciona um espaço seguro para que possamos explorar nossas questões interpessoais, ajuda compreendermos melhor nós e ou outros, ajuda no estabelecimento de relações mais saudáveis e fortes em todas as áreas das nossas vidas.
A função do terapeuta é fornecer apoio e tratamento aos indivíduos, auxiliando-os a superar desafios de saúde mental, por meio de avaliações, diagnósticos e desenvolvendo planos de tratamento personalizados. Eles criam um ambiente seguro e confidencial para facilitar a análise e o crescimento pessoal.
A terapia ensina que é preciso separar o indivíduo do que aconteceu com ele, por mais angustiante que a situação tenha sido. Dessa maneira, ele consegue se libertar e viver o presente e a sua personalidade como realmente é.
Estabelece uma sequência adequada de tratamento, voltada à prevenção do reaparecimento da doença ou a minimização do quadro do paciente; Encaminha para tratamento pós-alta.
É um processo que tem como objetivo cuidar da saúde mental, auxiliando o cliente no seu processo de autoconhecimento, a fim de aliviar dores emocionais e aprender a lidar com as questões da vida de maneira mais saudável e equilibrada.
A terapia é um processo que acontece por meio da conversa. Portanto, quanto mais você conseguir expor os seus sentimentos, melhor será. No começo, geralmente, o paciente fica nervoso ou acanhado, mas aos poucos isso deve melhorar e a relação psicólogo-paciente vai se fortalecer.
Mesmo que você não tenha um problema específico para contar, você pode falar sobre como está se sentindo no momento – por exemplo: ansioso, confuso, cansado ou qualquer outra emoção. Explique seus sentimentos atuais, mesmo que eles possam parecer “bobos” para você.
Além de aprender a enfrentar os problemas com a cabeça erguida, a terapia auxilia o paciente a encontrar soluções lógicas para conflitos. Às vezes, nossos problemas são criados por nós mesmos. Ao depositarmos mais importância do que deveríamos em determinada situação, somos incapazes de enxergar a solução mais óbvia.
A terapia é um processo de médio a longo prazo onde psicólogo vai auxiliar o paciente através de questionamentos, reflexões e análises, sendo a terapia considerada a arte da escuta profunda que busca “ ouvir” as dores, dificuldades, desejos, e esperanças mais recônditas de outra pessoa, é uma verdadeira trajetória rumo ...
Qual é a importância de fazer terapia? Em linhas gerais, a psicoterapia é uma forma interessante de ajudar a quem precisa melhorar aspectos emocionais e superar desafios que envolvem a saúde mental. Além disso, uma conversa humanizada com um bom terapeuta pode trazer um importante alívio nos momentos de aflição.
Um dos benefícios da terapia, além de fornecer apoio para enfrentar situações e sentimentos com mais tranquilidade, é te ajudar a encontrar soluções que façam sentido para os seus problemas.
Algumas pessoas procuram a psicoterapia por estarem sentindo algum conflito interno ou de relacionamento, estresse, ansiedade ou irritado por um longo tempo. Outras por se sentirem deprimidas ou por quererem ajuda para uma doença crônica que está interferindo no bem-estar físico ou emocional.
Com a psicoterapia, você começa a ver claramente vários padrões em suas percepções, sentimentos e comportamentos, para entender suas origens e por que e como estão afetando sua vida no presente. É esse entendimento que é o começo da mudança.
Desse modo, a finalidade do acompanhamento com um psicólogo é buscar auxílio para recuperar ou preservar a saúde da mente, isto é, o bem-estar emocional. Por esse motivo, muita gente faz terapia durante vários anos ou até mesmo por toda a vida. Isso não significa que a pessoa tem um problema grave.
O cotidiano muitas vezes pode ser uma fonte de estresse e ansiedade. A terapia oferece estratégias eficazes para gerenciar essas emoções. Aprender habilidades de enfrentamento e compreender a origem das emoções pode ajudar a lidar melhor com os desafios diários, aumentando sua resiliência emocional.
A psicoterapia é uma prática que vai muito além de simplesmente aliviar sintomas psicológicos. Seu objetivo principal é proporcionar uma transformação profunda na vida do paciente, promovendo autoconhecimento, ressignificação de experiências e desenvolvimento de habilidades emocionais e comportamentais.