➢ Para os historiadores os relatos de viagem são como “fonte documental"; ➢ Esse gênero também tem sido, frequentemente, produzido e publicado com o objetivo de informar ou entreter o leitor, ao retratar lugares e situações incomuns; ➢ O gênero é muito usado hoje por agências de turismo que usam relatos de passageiros ...
Viajar pode ser muito mais do que apenas visitar lugares – é uma oportunidade para explorar, aprender e crescer. Por isso, quando falamos de objetivos de viagem, estamos indo além das atrações turísticas.
Esses relatos escritos eram técnicos, com o objetivo de orientar futuros viajantes e comprovar a estadia em determinados locais, além de alertar autoridades sobre questões políticas e econômicas.
Qual o objetivo do relato de viagem ao ser publicado?
O relato de viagem tem como finalidade propor reflexões, orientar, explicar com base em um episódio da realidade podendo não ter uma sequencia de fatos e se baseando na realidade, ou seja, não se baseando em elementos ficticios.
O que é um relato de viagem? Conceitualmente, o relato de viagem é um gênero textual em que o narrador (neste caso, o próprio viajante) conta o que observou durante a sua visita a um determinado destino. Mas, muito além do conceito, o relato de viagem é uma espécie de diário, onde ficam registradas memórias e emoções.
O relato pessoal é um gênero textual com função de documentar memórias ou vivências de um indivíduo ou até de um grupo. Esse gênero é muito presente nos ambientes escolares, mas também em editoriais de literatura, páginas de internet e até mesmo no cotidiano, pelo compartilhamento de experiências diárias.
Qual era o objetivo da literatura de viagens no Quinhentismo?
A literatura de informação ou de viagens, no século XVI, tinha a função de informar sobre a nova terra descoberta, o Brasil. Ela é caracterizada pela visão eurocêntrica e teocêntrica de seus autores ou cronistas. A Carta de Pero Vaz de Caminha é a principal obra desse tipo de literatura.
A finalidade da viagem refere-se ao motivo pelo qual uma pessoa decide viajar para um determinado destino. Pode ser para participar de uma conferência de negócios, visitar parentes, fazer turismo, estudar no exterior, entre outros.
Um roteiro de viagem é um planejamento que detalha os passeios, locais, atividades e logística de uma viagem, funcionando como um guia personalizado para otimizar a experiência do viajante. Nele, você inclui os lugares que deseja visitar e quando ir, além de quanto tempo deve ficar e o orçamento disponível.
a) Relate uma viagem e não se esqueça de contar sobre os preparativos, quando ela ocorreu, que tipo de transporte foi usado. b) Informe com quem você foi, o que viu de interessante, se aconteceu alguma coisa engraçada etc. c) Utilize a pauta de revisão para lembrar-se de todas as características desse gênero.
Até porque, além de otimizar o tempo e economizar dinheiro, planejar uma viagem também previne problemas e transtornos. Com um roteiro, é possível personalizar a experiência, assegurando que todos os pontos de interesse sejam visitados.
Os relatos de viagem podem ser considerados uma das tipologias de fontes mais clássicas na historiografia. Sua mobilização frequente pode ser observada não só na produção dos historiadores, mas também em estudos de sociologia, antropologia e economia.
A literatura de viagem surgiu inicialmente como uma prática sociocultural com origem na expansão marítima europeia, os países envolvidos em uma intensa competição pelo domínio de mares e territórios buscaram legitimar seus projetos e aperfeiçoar o conhecimento ilustrado, com o objetivo de construir um conhecimento ...
Analisando o comentário dos autores, percebe-se que, na narrativa de viagem, a distinção entre autor e narrador não existe, pois, o autor é quem está narrando as suas experiências em terra estrangeira, além disso, esse autor-narrador ainda exerceria o papel de personagem, aspecto complexo a ser avaliado pela teoria da ...
Organização textual: Lembre-se de que o relato de viagem é um texto de comunicação com foco nas ações vivenciadas pelo viajante, importantes para a sequência do texto. Por isso, nele, predomina a tipologia narrativa.
Feitas as escolhas iniciais, comece seu texto com um título que consiga representar o relato e, ao mesmo tempo, instigar o público a ler o texto. Em seguida, no corpo do texto, inicie com a introdução, apresentando a si e ao contexto no qual o relato se insere, especificamente no ponto inicial da linha do tempo.
Relato pessoal é um gênero textual predominantemente narrativo que consiste em contar sentimentos, pensamentos ou vivências pessoais a outra pessoa. Relatar experiências e acontecimentos de forma oral ou escrita é uma das atividades mais comuns no cotidiano.