A palavra amor apresenta o radical “am-” e, como verbo infinitivo, é reconhecida como amar. Para encontrar a vogal temática, retiramos o -r de amar e encontra-se que o tema é: ama = radical “am” + vogal temática “a”.
O radical é a raiz de uma palavra, mantendo seu significado constante em diferentes derivados. Por exemplo, em "livro" e "livraria" ou "amigo" e "amizade", o radical permanece inalterado.
Minutos de Sabedoria - Desafio radical de amar os nossos inimigos.
O que é 1 radical?
-Morfemas gramaticais- aqueles que só possuem significação no universo da língua. 1. RADICAL - elemento mórfico que funciona como base do significado e que nos remete a um conceito existente na realidade.
Um Amor Radical, que vai além dos lares e templos, manifestando-se em ação transformadora da realidade. Somente um agir amoroso será capaz de unir todos e todas na construção do mundo melhor que tal amor nos desperta.
E o elemento mais pequeno de todas estas palavras indicativo daquele sentimento que todos conhecemos é amor. Este é o radical de todas estas palavras, chamado assim em vez de morfema lexical. Note-se que radical não é o mesmo que raiz. A raiz de todas estas palavras é am-.
Por exemplo, o substantivo "amoroso" é derivado do adjetivo "amoroso", que é derivado do verbo "amar". Outro exemplo seria o substantivo "amizade", que é derivado do adjetivo "amigo".
Por exemplo, a partir do substantivo "amor", podemos formar o substantivo derivado "amoroso" ao adicionar o sufixo "-oso", indicando a qualidade de algo relacionado ao amor.
Radical: é o elemento irredutível que informa o significado básico da palavra. As palavras que possuem o mesmo radical são as famílias de palavras ou palavras cognatas. Exemplo: folha, desfolhar, folhagem, folhinha. Afixos: são os morfemas que se unem ao radical para formar novas palavras.
Já a palavra "amizade" é considerada uma palavra derivada, pois é formada a partir do radical "amig" da palavra "amigo" e do sufixo "-ade", formando uma nova palavra com o significado de relação de amizade.