Qual é o salmo que fala do Vale da Sombra da Morte?
Salmos 23:1–6 4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. 5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
O “Vale da Morte” descreve o ponto em que um negócio, geralmente um negócio baseado em tecnologia, tem um protótipo funcional para um produto ou serviço que ainda não foi desenvolvido o suficiente para ganhar dinheiro por meio de vendas comerciais.
O Vale da Sombra da Morte (Shadow of the Valley of Death, em inglês) é uma foto do britânico Roger Fenton, tirada em 23 de abril de 1855, durante a Guerra da Crimeia. É uma das mais conhecidas imagens de guerra.
Porque ainda que eu ande pelo Vale da Sombra da Morte?
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. 5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
Essa imagem nos mostra que Ele nos fortalece e nos sustenta, mesmo em meio às dificuldades que enfrentamos ao longo da vida. Assim como o Senhor fez com Davi, fornecendo provisão em meio ao caos e à perseguição, nós também experimentamos isso em Cristo.
Segundo os espíritas, o espírito continua vivo após a morte, ou seja, a morte afeta apenas o corpo, e esse espírito continuará sua trajetória baseada nas suas realizações na Terra.
O que significa a tua vara e teu cajado me consolam?
David compara o governar cuidadoso de Deus sobre seu rebanho – sua providência – ao bordão e ao cajado, uma visão que deve acalmar todos os medos e garantir ao rebanho a certeza dos cuidados de seu fiel e capaz pastor.
Vale das Sombras narra a historia de William Zaidan, um garoto meio retraído que cresceu sofrendo gozações por causa de sua aparência albina. Ele é atormentado por pesadelos com animais em uma floresta. Com o fim do ano letivo William e sua família saem em viagem e o garoto se vê livre da escola, mas não dos pesadelos.
O “vale da sombra da morte” ou o “vale das sombras profundas” é um penhasco rochoso íngreme, com encostas quase verticais, com cerca de 450 metros de profundidade, que fica no caminho que vai de Jericó a Jerusalém, na extremidade norte do Mar Morto.
O Salmo 23 nos leva à reflexão de como descansar, mesmo sob pressão. Esse salmo foi escrito há cerca de 3.000 anos, mas soa tão novo que parece ter sido escrito em nossa época. Davi chama Deus de pastor e, assim, O traz para a esfera existencial.
Essa passagem é atribuída ao rei Davi, e o Salmo 23 é um dos mais conhecidos e citados da Bíblia. O "vale da sombra da morte" é uma metáfora usada para descrever momentos de grande dificuldade, adversidade, perigo ou aflição na vida de uma pessoa. É um lugar de trevas, medo e incerteza, onde a morte parece iminente.
Quanto tempo leva para a alma sair do corpo após a morte?
Acredita-se que, para a alma sair do corpo, demora cerca de 24 horas. Por isso, recomenda-se uma espera de um dia para que o enterro possa ser realizado. Além disso, se a família optar pela cremação, é preciso esperar no mínimo 72 horas para garantir a liberação da alma e sua purificação.
Como o corpo físico acabou, o espírito estará em outra dimensão, então nada que seja feito como colocar flores, objetos e velas no túmulo não tem importância. O que é importante são as preces, a lembrança sincera, amor e oração. Túmulos suntuosos realmente não importam e não fazem a diferença para quem parte.
O mesmo acontece com a nossa alma. Enquanto estivermos vivos, ela ocupará o nosso corpo. Mas, depois da morte, ela será destinada ao Céu ou ao inferno, dependendo da escolha que fizermos em vida com relação a este tema. É por isso que não existe “alma penada”, que fica vagando por aí.
Esse vale é um trecho do caminho que leva para o céu. Muitos servos e servas de Deus passaram por esse lugar tenebroso. Mas nunca o vale foi tão fundo, as sombras foram tão escuras e a morte foi tão assustadora quanto na experiência de Jesus. No Getsêmani o Salvador angustiou-se, aterrorizou-se, suou gotas de sangue.
Qual era a situação de Davi quando escreveu o Salmo 23?
O Salmo 23 (ou, pela numeração da Septuaginta, o Salmo 22 não padronizado de acordo com biblia judaíca) é atribuído ao Rei David, conforme a tradição judaica, David teria escrito este salmo quando estava cercado num oásis, à noite, por tropas de um rei inimigo, daí o Salmo inserir tamanha confiança na Providência ...
Como a alma é imortal, não há preocupação com o corpo. Ele se desfaz, mas o espírito persiste. Outro fato importante é que a alma pode retornar em outro corpo, mas apenas quando sua missão em vida ainda não estiver concluída.
Céu, inferno, purgatório e reencarnação: são várias as possibilidades, dependendo da sua crença. A fé seria capaz de auxiliar, tanto as pessoas que estão passando por períodos complicados de doença, quanto aquelas que estão lidando com a perda e a morte recente de entes queridos.
Podemos então de forma analógica fazer um estudo sobre a vida levando em consideração o vale, ou seja, estamos muitas vezes vivendo um processo de depressão onde não entendemos muito bem o que está acontecendo e porque esta acontecendo.