A pontuação do Serasa Score vai de 0 a 1000. Portanto ter um Score 1000 seria o melhor cenário possível, como tirar 10 em uma prova de colégio. É possível alcançar 1000, mas essa pode ser uma missão bem desafiadora.
A resposta é sim, é possível atingir 1000 pontos no Serasa Score, embora não seja uma situação comum. É importante ressaltar que, mesmo que a pontuação 1000 indique um excelente histórico financeiro do consumidor, não é 100% garantido que o banco ou instituição financeira libere o crédito solicitado.
O primeiro passo para conquistar uma pontuação de crédito elevada é estabelecer um histórico sólido de pagamentos pontuais. Pagar as contas em dia, incluindo faturas de cartão de crédito, empréstimos estudantis, financiamentos ou qualquer outro compromisso financeiro, é fundamental.
O Serasa Score é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e é utilizada como um dos critérios na avaliação de risco de crédito de bancos, instituições financeiras e credores no geral. A maioria das empresas prefere notas mais altas, porém essa não é uma regra unânime.
Muita gente acredita que colocar o CPF na nota aumenta o Score. Porém, isso não é verdade. Trata-se de um dos mitos sobre o Serasa Score. Ter o número do CPF na nota fiscal de um produto ou serviço não muda a pontuação de crédito.
De forma geral, um Score classificado como “bom”, na faixa de 501 a 700 pontos, já é uma pontuação boa para financiamento. A faixa seguinte, “excelente”, de 701 a 1000 pontos, é ainda melhor. Nunca é demais reforçar que mesmo um Score alto não garante aprovação automática em financiamento.
Não existe uma data definitiva para a atualização do Score, o que há é a tendência de subida conforme mudanças positivas no comportamento financeiro. Por isso, é difícil definir com exatidão quanto tempo demora para aumentar o Score, pois pode acontecer a qualquer momento.
As consultas ao CPF para serviços de crédito representam 6% do cálculo total do Score. Como o Score é uma pontuação que vai de zero a 1000, podemos dizer que a variação máxima devida a essas consultas é de 193 pontos. Reiteramos que essa oscilação na pontuação tende a ser recuperada com o tempo.
O registro de dívidas e pendências do CPF tem peso de 33% no cálculo do Serasa Score. Assim, após o pagamento de uma dívida negativada a tendência é a pontuação subir, mas quando isso ocorre nem sempre é algo imediato.
Quanto tempo leva para o score subir depois de limpar o nome?
O tempo que leva para o score aumentar depois de limpar o nome pode variar, mas geralmente leva entre três e seis meses. Isso acontece porque os órgãos de proteção ao crédito, como Serasa Experian e Boa Vista SCPC, atualizam seus dados periodicamente.
Se a sua pontuação score caiu do nada, é hora de conferir seus hábitos financeiros: essa queda na nota pode ter acontecido por causa de atraso no pagamento de contas, dívidas em aberto, ou mesmo pedir repetidamente novos cartões de crédito e empréstimos.
Se está se perguntando “por que o score baixa” ou “está baixando”, os principais motivos são: não pagar contas em dia e, por isso, ter dívidas em aberto; não atualizar os dados cadastrais nos bancos e birôs de crédito, não ativar o Cadastro Positivo, entre outras situações.
Cada instituição financeira tem seus critérios internos para essa concessão. Então não existe uma pontuação mínima fixa para aprovação de cartão de crédito. Geralmente, a maioria das linhas de crédito são reprovadas pelas financeiras quando a contagem está entre 0 e 200 pontos, por maior risco de inadimplência.
Cada empresa tem formas diferentes de fazer sua própria análise de risco de crédito. Porém é fato que, quanto mais alto o Score, maior a chance de ter um financiamento aprovado. A partir de 701 pontos, por exemplo, a pontuação é considerada excelente e representa chances muito altas de ter crédito liberado.
Com um score de 600, é possível obter aprovação para cartões de crédito, empréstimos e financiamentos, mas vale lembrar que as condições oferecidas podem não ser as mais vantajosas, e as taxas de juros podem ser um pouco mais altas, afinal, o score 600 fica na faixa mediana.