No sentido linguístico, o conceito de fala está em relação dicotômica com o de língua e pode ser definido como a materialização de um conjunto de conhecimentos abstratos que os falantes possuem sobre a estrutura e o funcionamento de um dado sistema linguístico.
A fala e a linguagem são elementos fundamentais na vida humana, pois são responsáveis pela nossa capacidade de nos comunicarmos uns com os outros. Através da fala e da linguagem, podemos compartilhar informações, expressar pensamentos e sentimentos, formar conexões sociais e transmitir conhecimento.
Linguagem é um processo de comunicação utilizado na transmissão de uma mensagem entre interlocutores. Existem vários tipos de linguagem, como a oral, escrita e digital. Já a língua é um dos códigos da linguagem e pode ser culta, usada em contextos formais, ou popular, válida em contextos informais.
A fala, por exemplo, é uma função quase sempre atribuída ao lado esquerdo do cérebro. Seria um caso de plasticidade cerebral em ação, com pedaços do órgão antes destinados a determinada função tomando o lugar dos que estão faltando.
O paladar é um dos cinco sentidos humanos, responsável pela detecção de diferentes sabores. Esse sentido é percebido principalmente pelas células gustativas presentes nas papilas gustativas da língua.
A significação das palavras é o conjunto de sentidos, significados e conotações que uma palavra carrega em determinado contexto linguístico. Esse fenômeno está ligado à semântica — o estudo do significado das palavras e das relações entre elas.
Há diversas formas de identificar as vozes e discursos, seja na literatura ou no cotidiano. Os diferentes tipos de discurso — direto, indireto e indireto livre — são utilizados principalmente em textos de caráter narrativo no intuito de introduzir as diversas vozes disponíveis (personagens e narrador).
A voz é produzida quando o ar respiratório (vindo dos pulmões) passa pelas pregas vocais, e por nosso comando neural, por meio de ajustes musculares, faz pressões de diferentes graus na região abaixo das pregas vocais, fazendo-as vibrarem.
Resposta. A linguística foi a responsável pela maior evolução cultural do homem. Ela foi fundamental para o desenvolvimento das sociedades frias até as sociedades quentes! É por meio da fala que o homem pode evoluir como ser, a troca de informação permite o aprimoramento intelectual, seja ele individual ou social.
É um sistema que proporciona aos falantes to- dos os elementos necessários para a sua plena interação sócio- cultural. A variedade de uma língua que um indivíduo usa é determi- nada por quem ele é.
Modo, aspecto , ponto de vista, maneira de agir, de considerar ou de distinguir (ex.: sentido de humor; sentido de orientação; sentido de responsabilidade).
Efeitos de sentido são possibilidades de expressão escolhidas pelo emissor de acordo com a intenção comunicativa. Eles podem ser: duplo sentido, ambiguidade, ironia e humor. Durante a produção textual, muitas vezes utilizamos recursos para expressar algum sentido além do óbvio.
O sentido Próprio, também chamado de Denotativo ou Literal, é quando uma palavra tem apenas um significado, não permitindo outra interpretação nem mesmo dependendo do contexto em que for utilizada.
De longe, os órgãos dos sentidos mais importantes são os olhos. Percebemos até 80 % de todas as nossas impressões através da nossa visão. E se os nossos sentidos como o paladar ou o olfato param de funcionar, são os olhos que melhor nos protegem contra qualquer perigo.
Audição é o sentido que nos permite escutar os sons, que são o resultado do movimento ordenado das moléculas que compõem o ar. A audição nos permite perceber os sons que estão ao nosso redor.
Os humanos possuem cinco sentidos tradicionalmente conhecidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. São eles que permitem a captação de imagens, sons, sabores, odores e toques, garantindo uma percepção de todo o ambiente, o que nos possibilita meios para sobreviver ao ambiente.
O córtex esquerdo posteroinferior frontal (às vezes chamado área de Broca ou área posteroinferior pré-frontal— ver figura Áreas do cérebro) controla a função da linguagem expressiva.
"A maioria das pessoas tem a dominância hemisférica para atos motores do lado esquerdo e por isso são destras. No cérebro as informações vão e vêm do lado contrário ao corpo. Raramente, o hemisfério direito é o dominante. Porém nestes casos, é o que faz as pessoas canhotas", explica a neurologista.
Área de Wernicke /ˈvɛərnᵻkə/, também chamada de "área de fala de Wernicke", é uma das duas partes do córtex cerebral que está ligada à fala (a outra é a Área de Broca). Está relacionada ao conhecimento, interpretação e associação de informações, mais especificamente a compreensão da linguagem escrita e falada.