A palavra filosofia vem do grego philosophia e significa: philo- amizade, amor, afeição e sophia - sabedoria. Portanto, a filosofia significa o respeito, amor e apreço pelo saber. O termo filosofia foi cunhado pelo matemático e filósofo Pitágoras, que viveu no século V a.
A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.
A Filosofia é um campo do conhecimento que busca entender questões fundamentais sobre a existência, a verdade e a moralidade por meio da reflexão crítica e do raciocínio lógico, diferenciando-se de outras ciências pela sua abordagem conceitual.
A palavra Filosofia tem origem no grego e significa "amor à sabedoria". Seu objetivo é refletir sobre questões fundamentais da vida humana, buscando respostas para viver de forma mais plena e satisfatória. A palavra filosofia vem do grego philosophia e significa: philo- amizade, amor, afeição e sophia - sabedoria.
Origem, significado, interpretação e aplicação prática do conceito de filosofia
O que é ser filosofia?
Em filosofia, ser é considerado não só como um verbo (existir) mas também como substantivo ("tudo o que é"). Os termos ser e existência podem ter significados diferentes, embora, na linguagem corrente, possam ser sinônimos ("ser" como "o fato de ser" = existência).
Porém, de maneira provisória e seguindo uma convenção acadêmica, podemos dizer que a filosofia é a atividade crítica, abstrata, conceitual e problematizadora que o ser humano pode estabelecer sobre os diversos elementos do conhecimento humano e de seu meio.
A Filosofia procura estudar a essência da humanidade e a realidade em que vivemos. Refletir sobre o sentido das coisas e apresentar diferentes visões da realidade são atividades desempenhadas por profissionais desta área. Os filósofos são estudiosos e pensadores.
Para os filósofos gregos, a vida é uma propriedade da matéria; é eterna e surge quando as condições se mostram propícias. Estas ideias aparecem claramente nos escritos de Tales, de Demócrito, de Epícuro, de Lucrécio e, mesmo, nos de Platão.
Em filosofia, o conceito é “a representação mental de um objeto abstrato ou concreto”. Para André Comte-Sponville, “o conceito é uma ideia abstrata, definida e construída com precisão: é o resultado de uma prática e o elemento de uma teoria”. O conceito, portanto, é uma construção ou uma elaboração.
Sentido geralmente significa a função que permite ao corpo aperceber-se do que se passa fora dele, graças aos órgãos que comandam os sentidos. Na filosofia clássica, existia a ideia que através dos sentidos o Homem só conhece a aparência e não a realidade em si.
Filosofia (do grego Φιλοσοφία, philosophia, literalmente "amor pela sabedoria") é o estudo de questões gerais e fundamentais sobre a existência, conhecimento, valores, razão, mente, e linguagem; frequentemente colocadas como problemas a se resolver. O termo provavelmente foi cunhado por Pitágoras ( c. 570 – 495 a.C.).
A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.
A palavra Filosofia é composta de duas outras palavras de origem grega: Filos, que significa amor, amizade, e Sofia, que traduzimos como sabedoria ou conhecimento.
A Filosofia é uma disciplina que busca compreender a realidade e o mundo em que vivemos, através de uma análise crítica e reflexiva dos fenômenos que nos cercam. O termo “filosofia” tem origem grega, derivando de “philos” (amor) e “sophia” (sabedoria), o que significa “amor pela sabedoria”.
Ele procura compreender a realidade do mundo e da condição humana, questionando os valores, conceitos, projetos e comportamentos, sejam eles individuais ou coletivos, pessoais ou sociais. O filósofo questiona e investiga a essência do universo e do homem com profundidade e rigor metodológico.
A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. e surge da necessidade que os gregos tinham de explicar o mundo, os acontecimentos naturais e a relação entre os humanos e a natureza a partir do uso ordenado e sistemático da racionalidade.
A Filosofia se traduz num modo de pensar que acompanha o homem em sua tarefa de compreender o mundo e agir sobre ele. Conhecer os conceitos e a história da Filosofia amplia a nossa visão como um todo e nos permite ser donos de nosso próprio pensar, falar e agir.
O pensamento filosófico tem como base a dúvida, que nos convida a refletir sobre tudo à nossa volta, pensar, repensar, questionar, buscar novas ideias, interpretar, entender e compreender.
A existência não é algo que se possa meramente classificar ou mensurar, pois é um desdobramento ou acontecimento que não se deixa compreender a não ser sendo um indivíduo. Encontramo-nos em uma situação na qual o que somos não está predeterminado, mas é antes resultado das nossas ações.