O ser humano possui cinco sentidos: os olhos para ver, a língua para saborear, o nariz para cheirar, os ouvidos para escutar e a pele para sentir o toque. De longe, os órgãos dos sentidos mais importantes são os olhos. Percebemos até 80 % de todas as nossas impressões através da nossa visão.
Qual o sentido mais forte? Com isso, para surpresa de muita gente, o olfato pode ganhar o status de sentido mais apurado de nossa espécie, ao menos no que diz respeito à sua capacidade de discriminar entre um estímulo e outro.
Qual o sentido mais desenvolvido ao nascer? Você sabia que o olfato é o sentido mais desenvolvido no recém-nascido? - Hospital e Maternidade Santa Joana.
São eles os sistemas tátil, auditivo, visual, gustativo, olfativo, proprioceptivo e vestibular. O sistema tátil é responsável pela percepção de sensações como temperatura, dor, pressão, texturas, formas e tamanhos. Essas sensações são percebidas por terminações nervosas existentes na pele e interpretadas pelo cérebro.
Os sentidos (visão, audição, olfato, paladar, tato, vestibular e proprioceptivos) têm a capacidade de transformar os diversos estímulos do ambiente em impulsos nervosos, que são transmitidos ao sistema nervoso central que determina as diferentes reações do nosso organismo.
Muitas vezes abordado com caráter místico em histórias sobrenaturais, o sexto sentido na realidade existe e é nada mais que um nome popular dado a um sistema conhecido do corpo que mistura informações de todos os outros cinco e é chamado de propriocepção, ou cinestesia.
Estes encontros pretendem que cada participante possa fazer uma reflexão e autocrítica sobre sua percepção de si, do outro e do mundo a partir dos sentidos sensoriais (visão, audição, olfato, paladar, tato, pele, equilíbrio e intuição).
Percebemos até 80 % de todas as nossas impressões através da nossa visão. E se os nossos sentidos como o paladar ou o olfato param de funcionar, são os olhos que melhor nos protegem contra qualquer perigo.
Juntamente com a visão, o tato é um dos sentidos humanos mais desenvolvidos. O tato é utilizado para explorar o mundo, interagir no corpo-a-corpo com os objetos.
Podemos ver e ouvir, cheirar e sentir sabores. Podemos sentir a textura e a temperatura das coisas que tocamos. Nossos sentidos são impressionados pela matéria e a energia e, assim, nosso organismo entra em contato com o meio ambiente.
As antigas tradições indígena e egípcia afirmam que o ser humano possui 14 sentidos, sete físicos (gosto, visão, olfato, audição, tato, cromolador e oralador), três psíquicos e quatro espirituais.
Os doze sentidos do ser humano, segundo Rudolf Steiner, são: Inferiores ou Volitivos – tato, vital, cinestésico, equilíbrio; Intermediários ou Emotivos – olfato, paladar, visão, térmico; Superiores ou Intelectivos – audição, da palavra, do pensamento alheio, da personalidade alheia.
Para todos aqueles que são justificados por meio da fé em Cristo “agora nenhuma condenação há” (Romanos 8:1). Dessa maneira, nossa consciência é um tipo de sexto sentido. Ela é sustentada pela Palavra de Deus e capacita o crente a julgar todas as coisas pela luz de Deus: todos os seus atos, pensamentos e motivações.
Sexto sentido pode referir-se a: Percepção extrassensorial — chamada popularmente "sexto sentido" Intuição — conhecimento hipotético ou teórico alicerçado no pressentimento. Equilíbrio postural — ou senso da balança; sentido fisiológico comumente aceito além dos normalmente considerados "cinco sentidos"
Assim como o nosso ser material possui cinco sentidos(paladar, tato, olfato, visão e audição), também os possui nosso ser espiritual. Desenvolver a sensibilidade espiritual é necessário.
Juntamente com a visão, o tato é um dos sentidos humanos mais desenvolvidos. O tato é utilizado para explorar o mundo, interagir no corpo-a-corpo com os objetos.