Na hora de tirar o óleo da umectação desses tipos de fios, a dica é lavar bem com shampoo e condicionador da mesma linha para tirar todo o produto do cabelo, principalmente do couro cabeludo.
Depois de aplicar o óleo nos fios, aguarde o tempo de pausa recomendado pelo fabricante do produto. Normalmente é no mínimo 30 minutos. Passados os 30 minutos, com o óleo ainda no cabelo, aplique um condicionador ou máscara de sua preferência por cima do óleo.
Aplique seu produto com óleo preferido em cada uma delas (a gente recomenda o Óleo Pré-Lavagem para Cabelos Cacheados e Crespos de Natura Lumina); Massageie os fios e o couro cabeludo; Deixe o produto agir de 3 a 5 minutos; Depois é só enxaguar e partir para o abraço...
Diluir um shampoo transparente ajuda a remover umectação dos cabelos lisos. As crespas e cacheadas costumam remover a umectação com a técnica UCPE, que usa o condicionador para retirar o óleo de maneira mais fácil e sem comprometer a nutrição que acabou de ser feita.
Utilize shampoo esfoliante 1 vez na semana, para remover o excesso de sujidades do couro cabeludo. Para regularizar a produção sebácea procure tomar bastante água diariamente. Evite passar as mãos ou escovar muito os cabelos. Esse hábito estimula a produção de óleo.
A única diferença é que após dormir com o óleo nos cabelos (umectar), você vai passar condicionador nos fios (condicionar), esperar ele agir por alguns minutinhos (pausar) e depois enxaguar com bastante água, preferencialmente fria (enxaguar).
Passo 4: No dia seguinte, remova o óleo com shampoo e condicionador. Se preferir, você pode usar uma máscara de tratamento para potencializar o tratamento dos fios. Finalize com seu creme de pentear habitual.
Quanto tempo pode ficar com a umectação no cabelo?
Na umectação tradicional, o óleo age nos cabelos por cerca de 2 horas. Esse tempo é o suficiente para entregar brilho, maciez e tirar o frizz dos cabelos que estão secos, sejam eles crespos ou cacheados ou até mesmo os lisos que estão danificados por química, por exemplo.
“Aplique nos cabelos secos e sujos, massageie por 20 minutos, mas não aplique no couro cabeludo. Em seguida, lave os fios com o shampoo, seus cabelos ficarão mais nutridos e hidratados”, revela.
A umectação consiste na devolução de óleo para a fibra capilar, então, você deve aplicar uma máscara de nutrição, mas, antes disso, precisa retirar o excesso de umidade dos fios com a toalha de algodão.
A terapeuta capilar recomenda o uso diário do produto com algumas considerações: “O uso é diário, você apenas deve se atentar na maneira correta de aplicação que é do comprimento às pontas e sem exagero na quantidade em fios mais finos onde o produto possa 'pesar' ficar com aspecto pegajoso”, alerta.
O óleo capilar, na realidade, é um produto curinga na hora de cuidar dos fios, pois pode trazer inúmeros benefícios. Isso sem falar na praticidade, já que o óleo é aplicado no cabelo seco. Ou seja, sempre que sentir suas pontas ressecadas, você pode aplicar o óleo e sentir seus fios macios na mesma hora.
Depois de umectar, é a hora de tirar o óleo do cabelo. Use um condicionador, desde a raiz, mecha a mecha, para tirar o produto enquanto mantém os fios hidratados. Deixe o condicionador agir por 20 minutos no cabelo. Enxágue bem para retirar todo o produto dos fios.
Qual a forma correta de retirar a umectação do cabelo?
1 - Depois de aplicar óleo em todo o cabelo, deixe a umectação agindo nos fios por, no mínimo, duas horas; 2 - Quando chegar a hora de retirar o produto, divida o cabelo em seções e aplique um condicionador de fórmula leve em todas as elas.
Fios secos e opacos pedem propriedades hidratantes, como as existentes no óleo de abacate. Já cabelos danificados e quebrados precisam de nutrição intensiva, sendo o óleo de rícino ideal. Por outro lado, se você tem cabelo crespo ou ondulado, usar o óleo de karité na hora de umectar é a melhor opção.
Tem que lavar o cabelo com shampoo depois da umectação?
Aplique o óleo em toda extensão do cabelo; Deixe agir por aproximadamente 30 minutos; Após esse período faça a lavagem com shampoo e máscara de tratamento para um resultado mais intenso.
ACOMPANHE O PASSO A PASSO: 1°- separe óleo de coco suficiente para o seu cabelo em um recipiente. 2°- aplique mecha por mecha nos cabelos sujos e secos, antes do banho. Para cabelos muito oleosos, o ideal é aplicar apenas no comprimento e pontas. 3°- deixe agir por 2 horas ou mais.
Pode deixar o óleo de coco no cabelo sem enxaguar?
Por isso, pode ser usado sem enxaguar para manter um penteado específico ou para ajudar a criar um efeito sedoso para quem o deseja. Esta é uma ótima opção para finalizar cabelos crespos e cacheados.
Qual é o jeito certo de fazer umectação no cabelo?
O que você pode fazer é massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos, para ativar a circulação e potencializar o efeito. Prenda os cabelos e deixe agir por no mínimo 30 minutos. Se estiverem muito ressecados e você não tiver compromissos, pode aumentar esse tempo.
O cabelo oleoso pode fazer umectação sim! Aliás, não só pode, como deve. Por mais que sua raiz seja oleosa, sua extensão e pontas podem apresentar ressecamento, desidratação e fragilidade, especialmente quando se trata de cabelos descoloridos ou quimicamente alisados.
Você pode encaixar a umectação capilar na etapa de nutrição do cronograma capilar e fazer uma vez por semana ou quinzenalmente. Essa frequência varia conforme o seu tipo de cabelo. Crespas e cacheadas, com maior tendência a ter fios ressecados, podem utilizar o tratamento a cada sete dias.