Generosidade: Alguns maçons também interpretam a letra “G” como um símbolo de Generosidade. A letra “G” representa a virtude de compartilhar e dar livremente, incentivando os maçons a praticarem a filantropia e ajudarem os outros em suas necessidades.
A letra G: A letra G é frequentemente vista no centro do símbolo do esquadro e do compasso. Ele significa geometria, a base para a maçonaria - e, simbolicamente, para a maçonaria moderna.
Qual o significado da letra G para o companheiro maçom?
A letra G equivalente ao Gama grego que significa Conhecimento. A letra G, Na maonaria, no grau de Companheiro, de suma importncia pois dela emana os raios luminosos de seus ensinamentos.
Trato hoje, no G, sétima letra (sétima coluna) do meu Alfabeto de Práticas Espirituais, da Graça. A graça é a dádiva da Força Cósmica, o grande presente que vem a nós por iniciativa de arranjos de destino. Assim, há algo decisivo que não podemos fazer a respeito da Graça, não podemos controlá-la.
A letra G é um daqueles tantos símbolos que sobrevivem aos séculos mas, infelizmente, perdem seu significado original, ganhando vários outros significados ao longo do tempo. E vez ou outra, um desses significados novos prevalece, sepultando de uma vez por todas o original.
O bode tem uma longa história de associação com o divino, sendo usado em oferendas sacrificiais na antiguidade. Na maçonaria, o bode adquire uma representação complexa, funcionando como um símbolo de resistência, perseverança e sacrifício.
Acácia. A Acácia é a planta símbolo por excelência da Maçonaria, sendo utilizada pelos Mestres Maçons como sinal de identificação, representa a segurança, a clareza, e também a inocência ou pureza. A Acácia foi tida na antiguidade, entre os hebreus, como árvore sagrada e adoptada como símbolo maçónico.
Onde é comumente usado o anel da Maçonaria? O anel da Maçonaria é comumente usado no terceiro dedo da mão direita. Normalmente, um mestre maçônico só usa um anel maçom, a menos que ele seja membro de mais de um ramo ou loja.
A letra G é usada nas palavras: terminadas em “-agem”, “-igem” ou “-ugem”: aragem, vertigem, ferrugem etc. Exceções: pajem, lambujem. acabadas em “-ágio”, “-égio”, “-ígio”, “-ógio” ou “-úgio”: pedágio, régio, prestígio, relógio, refúgio etc.
A letra 'G' foi introduzida no período do latim antigo como uma variante do 'C'. O responsável por isso foi o liberto Espúrio Carvílio Máximo Ruga, o primeiro romano a abrir uma escola particular, por volta de 230 AC.
Esquadro e compasso associados à letra G: um famoso símbolo da maçonaria. Entre os seus símbolos, o esquadro e o compasso são um dos mais famosos. Eles remontam às técnicas utilizadas pelos pedreiros na Idade Média. O compasso simboliza a busca pela perfeição do homem.
Na verdade, a Esposa de Maçom presta uma valiosa colaboração no aperfeiçoamento dessa Instituição, porque, enquanto seus Maridos se dedicam aos trabalhos ritualísticos da Loja, as Esposas constituem como guardiãs e vigilantes do lar e dos filhos.
Os signos zodiacais relacionados com o Grau de Aprendiz Maçom são: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão e Virgem; relacionado com o Grau de Companheiro esta o signo de Libra; e os inerentes ao Grau de Mestre Maçom são os signos de Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.
Acima de tudo o verdadeiro maçom deve ser reconhecido por todos, pelas suas atitudes, sendo um cidadão honesto, bem educado, dedicado à família, à sociedade e sempre pronto a ser útil aos que o cercam. O que existir sem o que citei acima, será pura ostentação, com objetivos de gerar uma falsa imagem.
A Maçonaria condena como contrária à moral, retrógrada e anti-social a existência de corporações religiosas que segregam seres humanos da sociedade e da família.
Em edições posteriores, o Olho da Providência foi incluído como um atributo da personificação da "Divina Providência, ou seja, a benevolência de Deus. Como o nome do símbolo e seu uso inicial sugerem, ele foi inventado como um sinal da vigilância compassiva de Deus sobre a humanidade.
A letra “G” é um dos símbolos maçônicos mais reconhecidos e possui um significado profundo dentro da tradição maçônica. Ela representa uma série de ideias e conceitos fundamentais para nós maçons, e sua presença em rituais, emblemas e logotipos maçônicos é muito comum.
Jahbulon, Jabulon ou Jah é uma palavra que foi utilizada para representar o nome inefável de Deus, em algumas sociedades como a Maçonaria e a Ordo Templi Orientis. A palavra "Jahbulon" também é representada em outras formações como Yahbulon ou Jao-Bul-On ou Jah-Buh-Lun ou Jah-Bul-Lun ou Jah-Bel-On.
Ou seja, no sentido literal, o termo refere-se ao "Grande Arquiteto do Universo", o Deus na maçonaria. Por ser uma divindade que rege o universo, Gadu é chamado ainda pelos maçons de Sadu (Supremo Arquiteto do Universo) —assim representado para não ferir as religiões dos irmãos.