Surgiu inspirado no nome do mito da "deusa" Niké (a pronúncia correta é niqué), a "deusa" da mitologia grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. Os Romanos deram a essa mesma "deusa" o nome de Vitória! A imagem representativa dessa "deusa" era a figura de uma mulher alada.
Em 1971, a marca lançou oficialmente o nome Nike, inspirado na deusa grega da vitória. Essa mudança de nome veio acompanhada de um novo logotipo: o famoso “swoosh”. A escolha do swoosh foi resultado da colaboração com Carolyn Davidson, uma estudante de design gráfico da Universidade Estadual de Portland.
A Nike, fundada por Bill Bowerman e Phil Knight, tem sede em Beaverton, Oregon, Estados Unidos. A empresa recebeu primeiramente, em 1964, o nome de Blue Ribbon Sports. Porém, em 1971, foi renomeada para Nike, Inc.
Niké é a Deusa Grega da Vitória e está vinculada ao Triunfo e à Glória. Todos os Deuses, atletas e guerreiros desejavam Niké ao seu lado, pois assim, a vitória estaria garantida.
HISTÓRIA DAS MARCAS #1 - HISTÓRIA DA MARCA NIKE E O SEU LOGO “SWOOSH”
Qual é o poder da Nike?
O ponto forte da Nike definitivamente é o seu poder de inovação, que mantém seus clientes permanentemente engajados com a marca. Isso acontece por meio de suas grandes comunidades.
Seu famoso símbolo chamado Swoosh, possui uma simplicidade que inspira até hoje inúmeras outras marcas. Foi criado em 1971 pelo designer Carolyn Davidson.
O que é a Nike Air? A tecnologia Nike Air consiste em ar pressurizado no interior de uma cápsula resistente, mas flexível, e proporciona maior flexibilidade e impulso sem comprometer a estrutura. As unidades Air Sole mantêm a forma determinada com elasticidade e menor impacto e mantêm a sapatilha firme e leve.
A Nike foi a primeira empresa a introduzir tênis de corrida com sola de borracha, que revolucionou a indústria de calçados esportivos. A empresa também lançou várias tecnologias patenteadas, como o sistema de amortecimento Air Max e a tecnologia Flywire, que oferecem suporte e conforto aos atletas em todo o mundo.
Tem o nome de seu fundador, Adolf Dassler, também conhecido pelo apelido de Adi, que começou a produzir sapatilhas nos anos 1920, juntamente com o seu irmão Rudolf Dassler, em Herzogenaurach, próximo de Nuremberg. O nome "adidas" é uma união entre o nickname de Adolf, Adi, e o início do seu apelido, Dassler.
A Nike nasceu em 25 de janeiro de 1964 como Blue Ribbon Sports e tinha como atividade base importar tênis de corrida japoneses para os EUA, em especial os Tiger.
Esse nome tem raízes hebraicas e tem conotações positivas. Origem Eslava: Em algumas regiões da Europa Oriental, Zara pode ser uma forma diminutiva do nome feminino eslavônico "Zarina," que significa "princesa" ou "rainha". Nesse contexto, Zara é associada à realeza e nobreza.
O significado do logotipo da Nike tem uma parte mitológica. Primeiro, a deusa grega da vitória chamada "Nike" inspirou o nome da marca. A forma da asa da deusa inspirou a vírgula do logotipo da Nike; que confere ao logotipo da marca uma forte personalidade.
O primeiro tênis Air Jordan foi produzido para o ex-jogador de basquete do Hall of Fame Michael Jordan durante seu tempo com o Chicago Bulls no final de 1984 e lançado ao público em 1º de abril de 1985. Os sapatos foram desenhados para a Nike por Peter Moore, Tinker Hatfield e Bruce Kilgore.
O termo "Air Jordan" refere-se a uma linha de tênis de basquete criada pela marca Nike em parceria com o jogador de basquete Michael Jordan. Essa linha de calçados é uma das mais populares e icônicas do mundo, sendo altamente valorizada por colecionadores e amantes de tênis.
A sede em desenvolvimento da Grande China, em Xangai, conta com milhares de funcionários e tem à disposição diversos atrativos, como campo de futebol e quadra de basquete coberta.
Em 18 de agosto de 1949, Adi Dassler fundou a adidas para criar um diferencial na performance de atletas. Depois de 70 anos, os impactos da marca vão além dos esportes e alcançam os mundos da moda, música, cultura, sustentabilidade e mais.
Carolyn Davidson criou o logo da Nike em 1975, por $ 35. Alguns anos depois, a Nike também cedeu 500 opções de ações para Carolyn, que atualmente valem mais de $ 600 mil. Mesmo tendo passado por algumas modificações ao longo dos anos, o conceito original sempre foi mantido.
Ela recebeu $ 35 pelo trabalho, que hoje equivale a $ 217. Errado! Pode parecer até piada, mas a verdade é que, o logo da Nike, custou nada mais que 35 dólares. Talvez você já conheça essa história, que a estudante de design Carolyn Davidson recebeu apenas 2 dólares por hora de trabalho para desenvolver o Nike Swoosh.
A Nike representa uma cultura global de esporte, estilo e da busca pela grandeza. Somos apaixonados pelo potencial e acreditamos que todos deveriam ter as ferramentas para alcançar o potencial de cada um. Investimos em nossos funcionários, inspirando novas ideias, métodos e produtos que nos levam ao futuro do esporte.