A cultura digital engloba valores, conhecimentos, práticas e comportamentos relacionados às tecnologias digitais. Ela abrange desde o uso de dispositivos eletrônicos até as habilidades necessárias para lidar com informações e participar ativamente na sociedade digital.
A cultura digital é justamente a relação, a conexão entre esse mundo cultural e o mundo tecnológico, principalmente com as tecnologias relacionadas ao uso da Internet. Nossos smartphones nos permitem estar em contato com um número enorme de pessoas, sejam elas parte do nosso convívio ou não.
Tecnologia digital é um conjunto de tecnologias que permite, principalmente, a transformação de qualquer linguagem ou dado em números, isto é, em zeros e uns (0 e 1).
Que apresenta dados, resultados ou indicações sob forma numérica, por oposição a analógico (ex.: máquina digital; relógio digital; o som analógico é depois convertido em digital).
Ser digital significa, para uma empresa, incorporar a lógica de funcionamento das tecnologias digitais, independentemente de utilizar ou não plataformas concretas, lógica essa que assenta na conectividade, na interatividade, na emoção e na intuição, na velocidade, e na criatividade.
O que é Cultura Digital - Quase um PodCast - Temp 2 #03
Qual é o conceito central da cultura digital?
Ela nada mais é que a integração da tecnologia digital em todas as áreas de uma organização com o intuito de mudar a maneira como as empresas e as instituições operam.
A cultura digital consiste no conjunto de práticas relacionadas ao uso da tecnologia da informação e comunicação que surgem com a expansão da internet. Ela abrange tudo, desde o uso de redes sociais e aplicativos até a criação de conteúdo digital e a participação ativa em comunidades online.
Cultura digital: o foco é oferecer aos estudantes meios para adquirir um real letramento digital, sendo capazes de compreender e analisar os impactos da computação na sociedade. Entram neste eixo discussões políticas, éticas e sociais.
Alguns elementos que remetem ao conceito estão tipos de conexões, roteadores e wi-fi. Além disso, há os serviços, como plataformas de streaming, redes sociais, aplicativos de mensagens, mecanismos de busca, jogos, portais e outros. Tudo isso acontece a partir de navegadores, links, URLs, HTML e outros meios do WWW.
A cultura digital também se refere ao modo como a sociedade produz, compartilha e consome conteúdo digital, bem como se comunicam através da internet e outras plataformas digitais, além da maneira como essas tecnologias são utilizadas para solucionar problemas, inovar e criar novos negócios e oportunidades.
O Mundo virtual é um ambiente imersivo simulado através de recursos computacionais, destinado a ser habitado e permitir a interação dos seus usuários através de avatares (representações personificadas do usuário dentro do ambiente digital).
A cultura digital, na BNCC, é a aprendizagem destinada à participação consciente e democrática na sociedade por meio das tecnologias digitais, incluindo a compreensão dos impactos da revolução digital na sociedade e a construção de uma atitude crítica, ética e responsável.
Cultura digital é um conceito que descreve como a tecnologia e a internet estão moldando a maneira como nos comportamos, pensamos, nos comunicamos e interagimos na sociedade. Trata-se de um produto decorrente do desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (DTIC), presentes em nosso dia a dia.
Por exemplo, podemos citar as reuniões, os treinamentos e as capacitações, o contato corporativo entre setores, a supervisão das atividades e das funções desempenhadas pelos colaboradores. Através da cultura digital, tais exemplos podem ser realizados online, sem restrições físicas.
Cultura é um termo com sentido amplo que pode indicar tanto a produção artística quanto o modo de vida, o conjunto de saberes, a religião e outras expressões de um povo. A cultura é um dos elementos de análise da Antropologia e foi desenvolvida de diferentes maneiras, de acordo com o seu local e seu povo originário.
A cultura digital engloba valores, conhecimentos, práticas e comportamentos relacionados às tecnologias digitais. Ela abrange desde o uso de dispositivos eletrônicos até as habilidades necessárias para lidar com informações e participar ativamente na sociedade digital.
O avanço da tecnologia possibilitou o desenvolvimento global em diferentes aspectos. Precisamente, mudou a maneira como vivemos, iniciando um novo tipo de cultura, chamada de cultura digital. A transformação digital mudou diversos contextos da sociedade — educacionais, financeiros, organizacionais, entre outros.
A mídia digital é inteiramente composta por códigos numéricos ou dígitos (daí o termo digital), ao contrário da mídia analógica que depende de uma série de aparatos físicos para gravação e reprodução. Os canais de comunicação online como sites, blogs e redes sociais são o principal exemplo de mídia digital.
Que apresenta dados, resultados ou indicações sob forma numérica, por oposição a analógico (ex.: máquina digital; relógio digital; o som analógico é depois convertido em digital).
A identidade digital é a representação virtual de uma pessoa, empresa ou marca na internet. Ela engloba todas as informações, características e elementos que compõem a presença online de um indivíduo ou organização.
A impressão digital também está sendo usada como forma de identificação em bancos e até mesmo para votar. Em muitos locais do Brasil, a identificação biométrica já é usada como forma de evitar fraudes e deixar a votação mais segura. As impressões digitais também são usadas para identificar pessoas que cometem crimes.