O termo payback significa “retorno” e é uma ferramenta para indicar o retorno de um investimento, inicial ou em um projeto, dentro de uma empresa. Normalmente, é feito desde o momento inicial até quando os rendimentos se tornam iguais ou superiores a esse valor.
Payback é um indicador financeiro que representa o tempo de retorno de um investimento. O próprio termo significa “retorno” em inglês, e ele é usado para medir quanto tempo leva para recuperar o dinheiro investido em um determinado projeto ou aplicação.
A palavra “payback” significa “retorno”, na tradução livre do inglês. O termo payback é usado para definir o tempo que um investidor leva para recuperar seu capital inicial investido em um projeto, em uma aplicação financeira ou em um negócio.
payback = Investimento inicial / Ganho do investimento
Em outras palavras, significa que o tempo de retorno será igual ao valor aplicado dividido pela rentabilidade que ele proporciona. Vamos fazer isso aplicando valores reais na fórmula. Contudo, vamos imaginar que a aplicação gera uma rentabilidade de 12% ao ano.
Como se calcula o fluxo de caixa? O cálculo de fluxo de caixa é um processo simples, que pode ser feito por meio de sistemas automatizados ou planilhas para ficar ainda mais fácil. É possível também fazer por uma fórmula padrão: FCO = EBIT – IR + Depreciação.
O payback é uma métrica financeira que calcula o tempo necessário para recuperar o investimento inicial em um projeto ou investimento por meio dos fluxos de caixa gerados por ele. É uma ferramenta fundamental no mundo financeiro e empresarial, com várias finalidades.
Não se apavore se nos primeiros meses o saldo do seu fluxo de caixa ficar negativo — isso é normal. Com os resultados positivos dos meses seguintes, o saldo se torna positivo, e quando isso ocorrer significa que o tempo que o cálculo do payback mostrou foi alcançado.
Qual é o payback ideal de um investimento? Essa é uma pergunta muito frequente entre os empreendedores antes de fazer um investimento. Mas a verdade é que não existe um payback ideal, e sim aquele que não compromete o seu orçamento e corresponde às suas expectativas.
A lógica do payback é simples: quanto maior for o tempo de recuperação do investimento feito, maior é o risco e a possibilidade de prejuízo envolvida. Logo, por outro lado, quanto menor for o payback, menor é o risco e maior é a atratividade do investimento.
Para analisar a rentabilidade de uma empresa, é necessário compreender que existe um cálculo simples para fazer isso, que é: lucro líquido / investimentos x 100. Em outras palavras, a rentabilidade do negócio é a divisão entre o lucro e o investimento que foi feito, vezes 100.
O Tesouro não rende tanto porque é o investimento mais seguro que existe no Brasil. O CDI, um índice que define o rendimento de muitas aplicações, rende pouco menos que a Selic. No entanto, o CDB, a LCA e a LCI também são muito seguros porque contam com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
De forma simples, podemos dizer que fluxo de caixa é um instrumento que o empresário usa para acompanhar a situação financeira da sua empresa. Para fazer o seu, basta criar um relatório com informações sobre toda a movimentação de dinheiro gasto ou recebido pela sua empresa em um determinado período de tempo.
O fluxo de caixa, também chamado de cash flow, mede as entradas e saídas de caixa de uma empresa em determinado período. Este fluxo é dividido em atividades operacionais, de investimento e de financiamento. Nessa conjuntura, dizer que um fluxo é positivo significa que os ativos líquidos de uma empresa estão aumentando.
Como mencionado anteriormente, o EBIT representa a lucratividade de uma empresa antes da consideração dos juros e impostos. Ele é calculado subtraindo-se os custos operacionais e as despesas das receitas totais. Já o EBITDA é a abreviação de Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.
Quando o payback é calculado sem descontar os fluxos de caixa futuros, então é chamado de payback simples. Quando o cálculo utiliza uma taxa de desconto (a TMA – taxa mínima de atratividade) então é chamado de período de payback descontado.
O VPL – Valor Presente Líquido tem sua explicação em seu nome. Trata-se do resultado financeiro de uma operação que traz a valor presente um fluxo de investimento já descontando o valor inicial da aplicação. Nos ajuda a tomar uma decisão de investimento.
O cálculo pode ser realizado por meio de planilhas no Excel, aplicativos ou calculadoras financeiras on-line, desde que se conheça a sua fórmula VPL = FC0 + FC1/(1+i)^(j+1) + FC2/(1+i)^(j+2) + … + FCn/(1+i)^(j+n). Ou seja, nela consideramos o fluxo de caixa (FC), o tempo do investimento (j) e a taxa de desconto (i).
Payback é o tempo que levará para o seu investimento ser pago. Ou seja, quando sua empresa deixa somente de vender para pagar as despesas. É o momento em que o seu negócio começa a gerar lucro.
A principal é essa: enquanto ROI analisa o retorno para cada real gasto, payback analisa em quanto tempo você terá de volta o montante investido. Portanto, podemos dizer que as estratégias são usadas em momentos diferentes.
Para calcular o momento exato em que ocorre o payback, basta dividir o valor do último saldo negativo pela soma do mesmo valor somado ao primeiro saldo positivo. Dessa forma, encontramos a proporção que indica o momento do ano em que o retorno total acontece.