A etimologia do topônimo "Holanda" não é totalmente clara, mas, mais provável, é que o nome seja composto de "holt" (bosque ou selva) e "land" (terra ou país), literalmente "país dos bosques".
Sobrenome toponímico português, com origem no nobre holandês Arnaud Florentz ou “Arnau de Holanda” (ca. 1515-94), natural de Utrecht e filho de Hendrick van Holland, barão de Rhijnsburg (ou Rhenoburg), e Margaretha Florentz, que segundo alguns seria irmã do papa Adriano VI (1459-1523).
Em 2019, o governo dos Países Baixos lançou uma campanha para que a nação fosse designada como "Países Baixos", e que o topônimo "Holanda" fosse evitado quando se referindo a todo país. Em 1 de Janeiro de 2020, a Holanda passou a ter um novo logotipo e a designar-se oficialmente por Netherlands, i.e., Países Baixos.
A denominação "Holanda" vem do nome da região homônima que se encontra no oeste do país, dividida em duas províncias: Holanda do Norte e Holanda do Sul. Ambas dominaram a região por muito tempo. É por isso que existem os holandeses, mas os habitantes de uma das outras 10 províncias não são conhecidos como tais.
No site de turismo do país, utiliza-se Holland e o endereço é www.holland.com. Isso acontece porque é com essa palavra que a maior parte das pessoas faz buscas no Google. O país ficou conhecido como Holanda porque suas duas províncias mais conhecidas e populosas se chamam Holanda do Sul e Holanda do Norte.
A Holanda ganhou seu apelido de "Laranja Mecânica" durante a Copa de 1974. O futebol da equipe, o "Carrossel Holandês", comandado em campo pelo meia Johan Cruyff e fora dele pelo técnico Rinus Michels, encantou o mundo com sua constante troca de posições.
Na Copa do Mundo, a Fifa trata o país como "Netherlands", nome em inglês cuja tradução, em português, seria Países-Baixos. O gentílico também deveria ser neerlandês, ao menos que o jogador ou torcedor tenha nascido na região da Holanda.
Os neerlandeses (em neerlandês: Nederlanders ou Nederlandse volk), também denomidados holandeses, são um um grupo étnico que habita os Países Baixos, um país na Europa Central. Eles possuem uma cultura e ancestralidade em comum. Mapa da diáspora neerlandesa ao redor do mundo.
Holland é uma cidade costeira na região ocidental da Península Inferior do estado americano de Michigan. Está situado perto da costa oriental do lago Michigan no lago Macatawa, que por sua vez recebe o rio Macatawa (formalmente chamado de Rio Negro).
“Os Países Baixos são compostos por 12 províncias. Enquanto todas as 12 províncias juntas são os Países Baixos, as duas províncias da Holanda do Norte ('Noord-Holland', em holandês) e Holanda do Sul ('Zuid-Holland', em holandês) são referidas coletivamente como a região da Holanda”, explica Beer à CNN.
O país se chama “Países Baixos” (Netherland) porque boa parte dele está abaixo do nível do mar (por isso a construção dos Diques para conter o avanço das águas). Holanda (Holland) é apenas uma região (província) dos Países Baixos, que se destacou do resto do país porque se desenvolveu mais.
Holanda ou Países Baixos? A dúvida sobre como se referir ao país europeu é cada vez mais comum, principalmente em tempos de Copa do Mundo. O primeiro termo é costumeiramente usado no Brasil. No entanto, a própria nação já definiu que o correto é Países Baixos (The Netherlands).
Na verdade, é bem simples: a Federação Holandesa de Futebol decidiu representar a família real dos Países Baixos, os "Orange-Nassau". Vale destacar que "Orange", palavra que significa "laranja" em português, mostra o motivo da coloração do uniforme da equipe, e por isso os holandeses a adquiriram como sua cor oficial.
Benelucky. O nome do leão escolhido como mascote para a Euro de 2000 significa “boa sorte”, transmitindo energias positivas para as seleções. O animal é símbolo da Holanda e possui uma cauda de diabo para representar a seleção belga.
Países Baixos são um país da Europa Ocidental. Sua capital é Amsterdã. Anteriormente, eram conhecidos como Holanda. São banhados pelo mar do Norte e fazem fronteira com a Bélgica e a Alemanha.
A denominação "Holanda" vem do nome da região homônima que se encontra no oeste do país, dividida em duas províncias: Holanda do Norte e Holanda do Sul. Ambas dominaram a região por muito tempo. É por isso que existem os holandeses, mas os habitantes de uma das outras 10 províncias não são conhecidos como tais.