Na corrente contínua, abreviada como CC em português e DC em inglês, os elétrons se movimentam em um único sentido, que não varia. Essa corrente é gerada em circuitos abastecidos por pilhas e baterias, por exemplo, nas quais um polo é sempre positivo e o outro é negativo.
É comum que a corrente alternada seja transformada em contínua, afinal, é assim que ela chega diretamente das linhas de distribuição de rede elétrica. Nesse caso, uma corrente corrente alternada pode se tornar uma corrente contínua com o auxílio de transistores, fontes e diodos.
Qual é o símbolo da corrente contínua no multímetro?
Corrente contínua = DCA, ADC (ou um A (em maiúsculo) com duas linhas sobre ele, uma linha tracejada e uma linha continua). Corrente alternada = ACA (ou um A (em maiúsculo) com um ~ (til) sobre ele). Resistência = Ohms, cujo símbolo é a letra Omega do alfabeto grego.
O símbolo de corrente alternada é conhecido mundialmente como AC, um acrônimo em inglês de alternating current. A título de curiosidade, o nome do famoso grupo AC/DC se refere às iniciais de Alternating Current (corrente alternada) e Direct Current (corrente contínua).
CA (corrente alternada) e CC (corrente contínua) definem as formas como a energia é passada para um veículo a partir de um ponto de carregamento. CA é a eletricidade normalmente fornecida por empresas de serviços de utilidade pública a residências e empresas.
O que é Corrente Alternada e Corrente Contínua ? - Aula#10
Como saber se é corrente contínua ou alternada?
Uma das diferenças entre as duas correntes elétricas, é que enquanto na contínua os elétrons movem-se em um único sentido, na alternada há elétrons que variam constantemente de direção.
Em DC, a carga elétrica flui em uma direção, do terminal positivo para o terminal negativo de uma bateria ou fonte de energia. Em AC, a direção da carga elétrica se inverte periodicamente, oscilando de um lado para o outro entre os terminais positivo e negativo de uma fonte de energia.
Ampère, símbolo da corrente elétrica e sua intensidade, é representado pela letra A. Ohm, responsável pela medida dos resistores, representado pelo símbolo Ω. Volt mede a diferença de potencial entre dois pontos de um circuito, e é representado pela letra V.
Toda vez que nos referimos a corrente elétrica utilizamos a letra A. Notem que no multímetro ele aparece acompanhado do símbolo ~. Isso significa que esta escala é destinada a medir corrente alternada.
Podemos definir corrente contínua como todo e qualquer tipo de corrente que faz uso de apenas uma polaridade de corrente ou de voltagem e cuja frequência é constante, nula ou que varia lentamente em relação ao valor médio da corrente ou da tensão.
As expressões utilizadas em alguns instrumentos de medidas parecem confusas, pois se originam da língua inglesa, por isso DCV significa tensão em corrente contínua (direct current voltage). Em português falaremos diretamente tensão contínua, pois o termo voltagem não é tão empregado entre os profissionais da área.
Fonte de corrente contínua (CC) A fonte de potência CC, também chamada de fonte de corrente contínua, fornece uma tensão constante a sua carga e sua principal função é converter a corrente elétrica recebida conforme a tensão, corrente e frequência corretas para alimentar uma carga.
Na corrente contínua, abreviada como CC em português e DC em inglês, os elétrons se movimentam em um único sentido, que não varia. Essa corrente é gerada em circuitos abastecidos por pilhas e baterias, por exemplo, nas quais um polo é sempre positivo e o outro é negativo.
A unidade de medida da tensão elétrica é Volt, representado por V, em homenagem a Alessandro Volta. Podemos calcular a tensão elétrica de diversas formas, mas a fórmula mais utilizada é a da primeira lei de Ohm.
A diferença entre a corrente contínua e a alternada é que, na corrente contínua os elétrons movem-se em um único sentido, já na alternada, os elétrons movem-se em diferentes direções.
"A Secretaria da Educação decidiu que vai usar essas siglas AEC (Antes da Era Comum) e EC (Era Comum), é o que conhecemos como d.C (depois de Cristo) e a.C (antes de Cristo).
O símbolo para DC costuma estar indicado por uma linha reta e três pontos inferiores, enquanto o símbolo para AC é geralmente uma linha ondulada. Alguns multímetros alternam a exibição de DC como DCV e de AC como ACV — encontre esses símbolos no botão e gire-o até chegar no tipo de voltagem que deseja medir.
A corrente alternada diz-se ser a corrente da natureza, pois é gerada a partir de elementos naturais como quedas d'água, vento, que fazem girar um ímã ou uma bobina para gerar a corrente, como dito acima. Essa é a corrente que chega até as tomadas das nossas casas.
– Por que uma bateria de 12 volts não nos “dá choque” quando tocamos os seus bornes? – Porque para que haja alguma corrente que implique risco para o nosso corpo é necessário uma diferença de potencial (voltagem ou tensão) muito maior – cerca de 50 volts pelo menos se estivermos com a pele seca e intacta.
Qual é o símbolo da corrente alternada no multímetro?
Figura de um multímetro barato. Fonte: Prof. Solimar. Em sua maioria, os Multímetros digitais são separados para medir grandezas em corrente contínua (DC ou CC, cujo símbolo é um traço reto reto contínuo e outro paralelo e tracejado) e em corrente alternada (AC ou CA, cujo símbolo é um “til”).