Neste dia, a tradição sugere o consumo de um pedaço de pão (na missa, celebrado pela hóstia) e um pouco de vinho, que representam o corpo e o sangue de Cristo, respectivamente. A celebração é acompanhada de uma missa e uma procissão pelas ruas ao redor da igreja na quinta-feira.
Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.
Afinal, o que significa o Corpus Christi? O próprio nome dado a este feriado já nos dá pistas sobre seu significado: “Corpus Christi”, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. Isto significa que o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.
Qual o verdadeiro significado do dia de Corpus Christi?
Data foi comemorada pela primeira vez em 1247. Na Igreja Católica, o feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira (30), celebra o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, representados pelo pão e vinho de forma simbólica, para recordar a última ceia de Jesus com os apóstolos.
A VERDADEIRA HISTÓRIA DO CORPUS CHRISTI: Conheça a Origem e Significado do CORPUS CHRISTI NA BÍBLIA
Qual é o objetivo de Corpus Christi?
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
“Que neste Corpus Christi possamos experimentar a profunda conexão com Cristo na Eucaristia. Que sua presença nos encha de alegria e esperança em todos os momentos.”
Entenda significado da data. Os católicos comemoram nesta quinta-feira (30) o dia de Corpus Christi, data celebrada anualmente 60 dias após a Páscoa que faz referência a um milagre ocorrido em 1264 na Itália.
A expressão Corpus Christi vem do latim e significa "corpo de Cristo". Esse significado se dá em referência à última ceia de Jesus com seus apóstolos, quando ele pediu que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que, na tradição cristã, se transformariam em seu corpo e sangue.
A Cor litúrgica desta festa é branco. Nesta solenidade do Corpo e Sangue de Cristo deve haver um espaço simbólico voltado para eucaristia com a finalidade de convidar e incentivar os celebrantes à ação de graças ao Pai.
Neste ano, a confecção dos tradicionais tapetes se conecta com iniciativas solidárias e ações sustentáveis. A celebração do Dia de Corpus Christi, que acontece nesta quinta (30), conta com a tradicional montagem de tapetes de sal, que simbolizam a processão da chegada de Jesus a Jerusalém.
O Ostensório ou Hostiário é um utensílio que transporta a hóstia, feito normalmente de ouro ou prata e que possui seu formato aludindo ao sol. Esse formato tem como finalidade fazer referência ao deus sol, Mitra, ou ao sol invictus (sol Invencível), que era adorado pelos romanos.
O dia de Corpus Christi, celebrado este ano em 30 de maio, refere-se a instituição da Eucaristia feita por Cristo durante a Última Ceia. Mas os populares tapetes de Corpus Christi estão associados ao momento em que Jesus chegou em Jerusalém, quando os fiéis jogaram ramos que forraram o caminho por onde ele passou.
Além de Portugal, o Corpus Christi é celebrado de forma pontual em outros países da Europa. Na vizinha Espanha, o destaque fica para Toledo e Granada. Conforme a Secretaria de Turismo espanhola, a festa se consolidou em Granada com o esforço de cristianização da população após o domínio árabe, durante o século 15.
Em textos bíblico, de modo especial 1Cor 11,23-26, conforme memória recebida pelo apóstolo Paulo, Jesus tomou o pão e disse: “Tomai, isto é meu corpo.” Tendo nas mãos uma das taças de vinho que os judeus tomavam na ceia pascal - no caso, aquela tomada depois da refeição -, Jesus disse: “Isto é o meu sangue.” Jesus se ...
Na celebração de Corpus Christi, os cristãos relembram o momento em que Cristo partilhou o pão e o vinho com os discípulos na última ceia. “Esse tesouro de valor incalculável, a Santíssima Eucaristia, foi instituído por Jesus na última ceia, na quinta-feira santa.
Qual foi o milagre que deu origem a festa de Corpus Christi?
O milagre eucarístico com o qual se instituiu a Solenidade de Corpus Christi. A Catedral de Orvieto, na Itália, guarda um dos milagres Eucarísticos mais importantes na história da Igreja e que motivou o Papa Urbano IV a instituir a Solenidade de Corpus Christi. Em meados do século XIII, Pe.
Afinal, o que significa o Corpus Christi? O próprio nome dado a este feriado já nos dá pistas sobre seu significado: “Corpus Christi”, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. Isto significa que o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.
Ana Beatriz Dias Pinto ainda esclarece que festa de Corpus Christi tem suas raízes em uma devoção belga que surgiu a partir de visões de Santa Juliana de Cornillon. “Segundo a santa, o próprio Cristo a teria ajudado a interpretar uma de suas visões, na qual viu a lua sendo atravessada por uma faixa escura.
Qual a diferença entre Corpus Christi é Pentecostes?
O Pentecostes acontece 50 dias após a Páscoa. Portanto, o Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa. Em 2021, o Domingo de Páscoa foi em 4 de abril, então o Corpus Christi ocorre em 3 de junho.
Este é um feriado Cristão que nós evangélicos acabamos usufruindo, mas não o comemoramos. Na visão Evangélica cremos de forma diferente. Celebramos o momento da Ceia do Senhor nos cultos, como um memorial que Jesus nos mandou celebrar, mas não cremos na transubstanciação dos elementos.
– Desejo que em Corpus Christi possamos sentir a presença de Jesus nas nossas vidas. – Adorar e agradecer a Cristo por sua existência entre nós é meu propósito no Corpus Christi. – Que lindo Sacramento é este em que celebramos a comunhão com o Senhor.