O caduceu é também apresentado como símbolo do comércio. De fato, pela extensão com a associação de Mércurio/Hermes, o caduceu é reconhecido como o mensageiro, símbolo do comércio e da negociação. É utilizado como emblema em diversas instituições dedicadas ao estudo e ensino das ciências contábeis.
O CADUCEU. O Caduceu simboliza a Contabilidade e é representado por um bastão entrelaçado por duas serpentes e um elmo alado. Uma das simbologias de Mercúrio, legendário Deus protetor do comércio, emblema da paz e prosperidade. A insígnia da profissão contábil significa a capacidade, a inteligência e a astúcia.
Hermes é o deus do comércio, dos viajantes e das estradas, sendo considerado um deus desonesto, trapaceiro e protetor dos ladrões. Tem como símbolo o caduceu. Caduceus, em latim, é a tradução do grego kherykeion, bastão dos arautos, que servia de salvo-conduto, conferindo imunidade ao seu portador..
O caduceu era, originalmente, uma haste de ouro com asas em sua extremidade. Segundo a mitologia, Mercúrio lançou-o entre duas serpentes que lutavam e estas se entrelaçaram na haste em uma atitude amistosa 6. Daí o seu aspecto conhecido.
Tem o globo representado (o mundo) e a folha de acanto, planta exótica que lembra uma época de notável fulgor histórico. A beleza de seu limbo conferiu-lhe o poder da imortalidade. O segundo elemento traz uma cornucópia, significando fortuna, riqueza, economia, fartura e abundância.
Você conhece a história do símbolo da Medicina? Representado pelo Asclépio (deus grego da medicina), ele tem como ícones a cobra e o bastão de Madeira (Bastão de Esculápio), os quais apontam, respectivamente, a dualidade em seu mecanismo de defesa: o veneno – mal e cura –, e a árvore da vida, bem como a sabedoria.
O símbolo da contabilidade é representado pelo caduceu. A figura é formada por um bastão entrelaçado por duas serpentes. Em seu topo há duas asas ou um elmo, objeto alado associado aos guerreiros angélicos. Comumente, o caduceu é confundido como símbolo da medicina, devido ao bastão e as serpentes.
Porque o símbolo da Contabilidade são duas cobras?
Profissão Contábil
O caduceu é, na atualidade, a insígnia do bispo católico ucraniano. Do ponto de vista dos elementos, ele representa sua integração, correspondendo o bastão à terra, as asas ao ar, as serpentes à água e ao fogo (movimento ondulante da onda e da chama).
O Bastão de Esculápio é representado por uma varinha com uma serpente a envolvendo, no sentido da esquerda para a direita. Na resolução CFO–185/93, de 26 de abril de 1993, foi definido que o símbolo oficial da Odontologia seria composto do Bastão de Esculápio na cor grená, dentro de um círculo da mesma cor.
A taça com a serpente nela enrolada é internacionalmente conhecida como símbolo da profissão farmacêutica. Sua origem remonta à Antigüidade, sendo parte das histórias da mitologia grega. Segundo as literaturas antigas, o símbolo da Farmácia ilustra o poder (cobra) e a cura (taça).
Esculápio é a derivação em latim do nome do deus grego Asclépio. Filho do deus Apolo com a mortal Corônis. A lenda conta que ele foi criado pelo Centauro Quíron, que o educou na arte das ervas medicinais e das cirurgias. Se tornou, portanto, o deus mais apropriado no panteão para os doentes e desesperados.
Nos séculos seguintes foi atribuído a ele o poder de proteger os comerciantes e as negociações, além de ser a divindade dos diplomatas, dos ladrões, da astronomia e da ginástica. Hermes é responsável por guiar as almas até o submundo de Hades.
O sincretismo entre HERMES da mitologia grega com HERMES TRISMEGISTUS resultou no emprego do caduceu como símbolo deste último, tendo sido adotado como símbolo da alquimia.
É o símbolo da profissão contábil pelo seu significado: o bastão representa o poder de quem conhece a Ciência Contábil; as serpentes, a sabedoria; as asas, a diligência, a presteza, a solicitude, a dedicação e o cuidado ao exercer a profissão; e o elmo tem significado de proteção contra pensamentos baixos que podem ...
Símbolo da Medicina: qual a origem? O símbolo da Medicina, na verdade, é uma serpente enrolada ao bastão de Esculápio, ou Asclépio, nome do deus que simbolizava a Medicina na mitologia grega.
Uma cobra enrolada a um cajado é o símbolo da medicina porque remete ao semideus grego Asclépio. Na Grécia antiga, ele tinha templos em sua homenagem onde os doentes eram levados para serem tratados.
A cor eleita provém da semelhança com a do Direito - o rubi - dadas as ligações doutrinárias que no início do século existiam entre a Contabilidade e o Direito, a ponto do anel ter de um lado a Tábua da Lei, e do outro, o Caduceu.
O salário médio de um Contador no Brasil é de R$ 4.355,32. Os estados onde a profissão de Contador têm os melhores salários são São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro.
Juro cumprir os preceitos de responsabilidade e honestidade que caracterizam o perfeito exercício da profissão do contador, bem como incentivar o desenvolvimento acelerado e conjunto das ciências e do nosso país.
O emblema da Odontologia faz referência ao caduceu de Esculápio da Mitologia greco-romana. Caduceu, significa bastão ou cajado e Esculápio, era o deus da Medicina e da cura. Esculápio era filho de Apolo, deus do Olimpo, e segundo sua lenda, foi criado por um centauro que vivia no campo.
O bordão ou bastão de Esculápio ou Asclépio é um símbolo antigo, relacionado com a astrologia e com a cura dos doentes através da medicina. Consiste de um bastão envolvido por uma serpente.
1. A balança. O mais comum dos símbolos da advocacia – a balança – representa o equilíbrio e a ponderação que devem ocorrer em relação durante o julgamento de uma causa em relação aos fatos, argumentos, provas e evidências apresentados pelas duas partes.