Quando o elemento está no conjunto, dizemos que esse elemento pertence ao conjunto. O símbolo para representar isso é ∈ (lê-se: pertence). Quando um elemento não está no conjunto, dizemos que esse elemento não pertence ao conjunto. A não pertinência é representada por ∉.
Definição: Se A e B são conjuntos, A é chamado subconjunto de B, escrito A ⊆ B, sse cada elemento de A também é um elemento de B. Simbolicamente: A ⊆ B ⇔ ∀x, se x ∈ A então x ∈ B. As frases “A está contido em B” e “B contém A” são formas alternativas de dizer que A é um subconjunto de B.
Pertence, não pertence, contido, não contido, contém e não contém
O que e relação de pertinência?
A relação de pertinência mostra se um elemento está dentro ou não de um conjunto, ou seja, se ele pertence ou não pertence a um conjunto. Vamos utilizar os seguintes símbolos para a relação de pertinência. Assim, para afirmar se um elemento está ou não no conjunto, devemos utilizar a notação anterior.
Ø (ø) é uma vogal utilizada nas línguas dinamarquesa, feroesa e norueguesa. É uma ligadura tipográfica, combinando as letras o e e. Já existia em latim sob a forma œ, tendo evoluído para œ em francês, ø em dinamarquês e norueguês, e ö em sueco, islandês, estónio, finlandês, alemão, húngaro e turco.
A união de dois ou mais conjuntos é a junção de todos os elementos pertencentes a eles. Para representar a união entre os elementos do conjunto A e do conjunto B, utilizamos o símbolo ∪ entre os conjuntos, ou seja, A∪B (lê-se: A união com B).
Pertinência: é uma característica associada a um elemento que faz parte de um conjunto. José da Silva pertence ao conjunto dos brasileiros. 1 pertence ao conjunto dos números naturais. -2 pertence ao conjunto de números reais que satisfaz à equação x2−4=0.
Os símbolos nacionais são os quatro símbolos, estabelecidos pela lei brasileira, que representam a identidade e cultura do Brasil. São eles: Bandeira Nacional, Hino Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional.
O numeral zero cortado geralmente é usado para identificadores em informações financeiras e comerciais. O texto a seguir exibe um identificador de pedido de exemplo usando a fonte Miramonte. A primeira linha usa numerais padrão.
1 ] chamada função de pertinência de F, e representa o grau com que x de U pertence a A. Quando μ = 0 dizemos que x não pertence a A, mas quando μ = 1 dizemos que x pertence completamente a A. A função μ deve ser modelada de modo a representar claramente a característica dos elementos de F.
Quando utilizamos o símbolo ∈ no exemplo a ∈ R Estamos dizendo que?
Pertence (∈) : é utilizado para demonstrar quando um elemento pertence a um conjunto. Por exemplo, ao dizer que 2∈A, estamos dizendo que o elemento 2 pertence ao conjunto A.
A relação entre um número real e seu arredondamento é representada pelo símbolo ≈, que indica que o primeiro número é aproximadamente igual ao segundo. Por exemplo: 8,71 ≈ 8,7.
Cuidado com o uso do símbolo ∝ ! O símbolo usualmente utilizado para indicar proporcionalidade é ∝ (veja que um pouco diferente do símbolo da letra grega α).